DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E EDUCAÇÃO DO CAMPO: AS ATUAÇÕES DOS JOVENS EGRESSOS/AS DAS EFAS EM MOVIMENTOS SOCIAIS DA REGIÃO DO MÉDIO MEARIM - MARANHÃO

Autores

  • Damião Solidade Santos Escola Família Agrícola (EFA) Prof. Jean Hébette e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER – PARÁ)
  • João Paulo Reis Costa Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC) - Rio Grande do Sul

Resumo

O desenvolvimento local é um dos princípios fundamentais das EFA´s, sendo uma das finalidades buscada pelo processo formativo. Tendo por base a luta pela terra, os/as camponeses/as desenvolveram diversas estratégias de organização, entre uma delas a Educação do Campo cada vez mais permeada nos princípios e práticas agroecológicas. Este trabalho é fruto da pesquisa de mestrado em andamento. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo a partir do estudo de caso. A pesquisa de campo realizou-se nas Escolas Famílias Agrícolas (EFA´s), localizadas no município de Lago do Junco, Região Médio Mearim, estado do Maranhão. Com os objetivos de caracterização na visão dos atores/as das EFAs sobre o conceito de desenvolvimento rural sustentável, enriquecida com as contribuições teóricas; Avaliar as atuações dos/as jovens egressos das EFA´s em âmbito local e regional em Movimento Sociais, organizações governamentais, atividades autônomas, identificando as principais dificuldades para que após a formação de nível fundamental ou médio, o/a jovem rural, retorne para trabalhar junto a sua família e comunidade; Refletir sobre a permanência do jovem no meio rural e apontar possíveis caminhos (propostas) que pode ajudar o/a jovem a continuar no campo. Os resultados apontaram a eficácia da Pedagogia da Alternância, que os jovens egressos das EFA´s têm dado a sua contribuição em prol do Desenvolvimento Rural Sustentável.

Biografia do Autor

  • Damião Solidade Santos, Escola Família Agrícola (EFA) Prof. Jean Hébette e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER – PARÁ)
    Educador da EFA Prof. Jean Hébette em Marabá/PA, extesionista rural da EMATER – Pará e mestrando no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional da Universidade do Estado Maranhão (PPDSR/UEMA). Membro da Equipe Pedagógica Nacional da UNEFAB.
  • João Paulo Reis Costa, Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC) - Rio Grande do Sul
    Monitor da Área de Ciências Humanas e Sociais e Membro da Coordenação Institucional da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC), Doutorando em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2012). Membro da Equipe Pedagógica Nacional da UNEFAB.

Downloads

Publicado

2017-10-09

Edição

Seção

VIII SIDR - Eixo 3 - Redes, Sociedade e Políticas Públicas em contextos regionais