O ENSINO MÉDIO NO TERRITÓRIO da 8ª. ADR DE CAMPOS NOVOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Autores

  • KELLI REGINA GONSALVES DOS SANTOS ASSUNÇÃO Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, E.E.B.Henrique Rupp Junior.
  • Argos Gumbowsky Universidade do Contestado

Resumo

O presente artigo é resultado de um estudo empírico sobre o ensino médio na 8ª Agência de Desenvolvimento Regional, de Campos Novos, Santa Catarina. Como objetivo geral, buscou-se identificar os limites e as possibilidades das contribuições do Ensino Médio para o Desenvolvimento Regional do território pesquisado. Foram pesquisados 17 gestores escolares, 15 representantes da comunidade regional e 100 professores do ensino médio. Ao final da investigação, concluiu-se que as contribuições do Ensino Médio para o desenvolvimento regional e atuação no mercado de trabalho são limitadas, não permitindo autonomia de escolha, tanto à região pesquisada quanto aos jovens.

Biografia do Autor

  • KELLI REGINA GONSALVES DOS SANTOS ASSUNÇÃO, Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, E.E.B.Henrique Rupp Junior.
    Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela UNIARP - (2004) Especialização em Educação Física Escolar FMU (2009). Mestrado em Desenvolvimento Regional pela UNC- Universidade do Contestado - 2018. Mestrado em Educação- Unoesc 2016 Membro da Rede Ibero - Americana de Politicas e Processos de Educação Superior- Unoesc/Unicamp. Estudante Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Politicas de Educação Superior da Região Sul. Trabalha com a Temática Politicas Educacionais; Politicas de Educação Superior;Politicas e formação de professores. Membro do grupo de pesquisa Educação Politica e Sociedade.UNC Trabalhou como coordenadora do Ensino Médio Inovador da E.E.B.Paulo Blasi no ano de 2010 e 2011.Gestora Escolar nos anos de 2009 a 2012 . Coordenadora do Projeto Terceira Idade um Projeto Multidisciplinar no Clube Anos Dourados por 15 anos. Professora de Dança no Projeto Encontro de Gerações SESC 2014 e 2015 . Atua como professora de Educação Física na rede municipal, estadual e particular desde 2001 até os dias atuais. Professora UNOESC- Universidade do Oeste de Santa Catarina da disciplina Fundamentos Teóricos e Práticos da Educação Física. Professora da UNC - Universidade do Contestado das Disciplinas de Atividade Motora Adapatada, Emergencia no Exercício Físico, Esportes Complementares, Atividade Física na Promoção da Saúde, Metodologia da Dança,Natação e Ginástica Orientadora de atividades físicas (ginástica laboral) na empresa SESI no ano de 2015. Trabalhou no Projeto Atleta do Futuro SESI no ano de 2014. Educadora na ASDPM/PAIS 2015.
  • Argos Gumbowsky, Universidade do Contestado
    Licenciado em Pedagogia pela Fundação das Escola do Planalto Norte Catarinense (FUNPLOC). Especialista em Metodologia do Ensino pela Universidade Federal do Paraná (UFPr). Mestre em Educação: Ensino Superior, pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de pesquisa Universidade: teoria e prática. Atuação profissional: Professor efetivo do quadro do magistério público estadual. No ensino superior é docente credenciado pela Universidade do Contestado (UnC) como docente nos cursos de graduação. Integrante do corpo docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional como responsável pelas disciplinas ?Universidade e Desenvolvimento Regional? e Políticas Educacionais e Desenvolvimento Regional?.Integra o banco de avaliadores do MEC/INEP e do CEE/SC.Líder do grupo de pesquisa ?Educação, Política e Sociedade? e membro do grupo de pesquisa ´Desenvolvimento Regional´.

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Publicado

2019-10-18

Edição

Seção

IX SIDR - Eixo 1 - A multiescalaridade e a multidimensionalidade das políticas e processos de Desenvolvimento Regional