TICS – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO– NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO MULTICASO NAS ESCOLAS RURAIS DO ASSENTAMENTO ITAMARATI.

Bruno Neto de Andrade, Sulma Vanessa Souza, Cláudia Maria Sonaglio, Carlos Otávio Zamberlan

Resumo


Este estudo se propõe a analisar a percepção dos professores e alunos (nível médio) da rede pública estadual de ensino da cidade de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, Brasil, frente ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas práticas pedagógicas. Metodologicamente essa pesquisa foi caracterizada como sendo qualitativa e quantitativa, sendo realizada em três escolas rurais do assentamento Itamarati. Para a coleta de dados o instrumento utilizado foi um questionário estruturado, contendo perguntas fechadas e abertas. As perguntas de cunho fechado foram desenvolvidas com escala de respostas do tipo “Likert” (escala ordinal de onze categorias) numerados de 0 a 10, sendo: 0 para “discordo totalmente” e 10 para “concordo totalmente”. Foram entrevistados 224 alunos e 22 professores. Visando propiciar a redução dimensional das variáveis estudadas, a apreciação dos dados foi realizada a partir do uso da Análise Fatorial (análise do componente principal). A aplicação desta técnica multivariada permitiu a extração de seis fatores determinantes sobre a percepção dos alunos e sete fatores no que se refere a percepção dos professores.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2447-4622