TICS – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO– NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO MULTICASO NAS ESCOLAS RURAIS DO ASSENTAMENTO ITAMARATI.

Autores

  • Bruno Neto de Andrade Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
  • Sulma Vanessa Souza Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
  • Cláudia Maria Sonaglio Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
  • Carlos Otávio Zamberlan Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Resumo

Este estudo se propõe a analisar a percepção dos professores e alunos (nível médio) da rede pública estadual de ensino da cidade de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, Brasil, frente ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas práticas pedagógicas. Metodologicamente essa pesquisa foi caracterizada como sendo qualitativa e quantitativa, sendo realizada em três escolas rurais do assentamento Itamarati. Para a coleta de dados o instrumento utilizado foi um questionário estruturado, contendo perguntas fechadas e abertas. As perguntas de cunho fechado foram desenvolvidas com escala de respostas do tipo “Likert” (escala ordinal de onze categorias) numerados de 0 a 10, sendo: 0 para “discordo totalmente” e 10 para “concordo totalmente”. Foram entrevistados 224 alunos e 22 professores. Visando propiciar a redução dimensional das variáveis estudadas, a apreciação dos dados foi realizada a partir do uso da Análise Fatorial (análise do componente principal). A aplicação desta técnica multivariada permitiu a extração de seis fatores determinantes sobre a percepção dos alunos e sete fatores no que se refere a percepção dos professores.

Biografia do Autor

  • Bruno Neto de Andrade, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
    Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul,  Atualmente é Mestrando do Programa Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos- UEMS.
  • Sulma Vanessa Souza, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
    Possui graduação em Administração, pela universidade Anhanguera-Uniderp. Atualmente é Mestranda do Programa Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos- UEMS.
  • Cláudia Maria Sonaglio, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
    Doutora  em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul no Curso de Ciências Econômicas e no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos.
  • Carlos Otávio Zamberlan, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
    Doutor em Economia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

2019-10-25

Edição

Seção

IX SIDR - Eixo 2 - Arranjos institucionais no contexto do Desenvolvimento regional