PANDEMIA 2020: UM OLHAR SOBRE O ACESSO À EDUCAÇÃO NO RURAL

HELEN JUNARA BALBINOTTI ZANGRANDE, Cristiane Maria Tonetto Godoy, Rebeca Ribeiro Traça, Paulo Henrique de Oliveira

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo compreender a percepção dos agricultores familiares do município de Vitorino/Paraná sobre a educação no rural e o papel do acesso internet e telefonia móvel para o ensino, especialmente na época da pandemia de Covid-19. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com vinte agricultores familiares do município. Como conclusão, podemos aferir que houve um grande fechamento das escolas rurais no município, fazendo com que as crianças e jovens rurais se desloquem para escolas urbanas. Ainda, o acesso ao sinal e ao telefone móvel nas propriedades é instável e com sinal regular, o que acaba limitando o acesso a internet, consequentemente a uma educação de forma remota ou acesso à informação.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2447-4622