PANDEMIA 2020: UM OLHAR SOBRE O ACESSO À EDUCAÇÃO NO RURAL

Autores

  • HELEN JUNARA BALBINOTTI ZANGRANDE Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco
  • Cristiane Maria Tonetto Godoy Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco
  • Rebeca Ribeiro Traça Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco
  • Paulo Henrique de Oliveira Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender a percepção dos agricultores familiares do município de Vitorino/Paraná sobre a educação no rural e o papel do acesso internet e telefonia móvel para o ensino, especialmente na época da pandemia de Covid-19. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com vinte agricultores familiares do município. Como conclusão, podemos aferir que houve um grande fechamento das escolas rurais no município, fazendo com que as crianças e jovens rurais se desloquem para escolas urbanas. Ainda, o acesso ao sinal e ao telefone móvel nas propriedades é instável e com sinal regular, o que acaba limitando o acesso a internet, consequentemente a uma educação de forma remota ou acesso à informação.

Biografia do Autor

  • HELEN JUNARA BALBINOTTI ZANGRANDE, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco

    Possui Curso Técnico/Profissionalizante em Formação de Docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (2012); graduação em Psicologia (2017) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e pós-graduação, lato sensu, em Neuropsicologia (2020) pela Universidade de Araraquara (UNIARA). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional UTFPR, Campus Pato Branco.

  • Cristiane Maria Tonetto Godoy, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) e mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (2011) e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (2015), atualmente bolsista pós-doc do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional UFTPR Campus Pato Branco. Atuou também como tutor a distância da Universidade Aberta do Brasil - UFSM e como assessora territorial de gestão social do projeto Nedet/MDA. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, agroecologia, educação ambiental, desenvolvimento rural sustentável e percepção ambiental, identidades e territórios ambientais.
  • Rebeca Ribeiro Traça, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco
    Mestranda no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2015).
  • Paulo Henrique de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco
    Professor associado (desde 2011) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná desde 1994. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Genética e Melhoramento Vegetal e Experimentação Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: melhoramento genético vegetal, aveia, feijão e análise estatística. Atua como professor no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR Pato Branco desde 2015.

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Publicado

2021-11-12

Edição

Seção

X SIDR - Eixo 3 - Ativos territoriais e Desenvolvimento Regional