EFEITO DA INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS ESTADUAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI NAS NOTAS DE PROFICIÊNCIA DO SPAECE NO PERÍODO DE 2008 A 2015

Manoel Alexandre de Lucena, Eliane Pinheiro de Sousa

Resumo


Buscando avaliar as competências dos alunos nos exames de português e matemática, o estado do Ceará realiza o Sistema de Avaliação Permanente da Educação Básica (SPAECE). Tais avaliações são relevantes ao apontar fatores que influenciam a educação, como é o caso da infraestrutura física das unidades escolares. Considerando isso, o objetivo deste estudo é mensurar o efeito da infraestrutura das escolas estaduais da Região Metropolitana do Cariri (RMC) nas notas de proficiência do SPAECE do primeiro ano do ensino médio no período de 2008 a 2015. Para tal, aplicou-se um modelo de regressão de dados em painel com efeitos fixos. Os resultados revelaram que a presença de refeitório, laboratório de ciências, internet banda larga, auditório e área verde influenciam de forma positiva as notas de proficiência em português, já o desempenho em matemática é afetado positivamente pela existência de refeitório, diretoria e internet banda larga. Portanto, o investimento em tais itens da infraestrutura reflete de modo positivo nos exames do SPAECE.


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ISSN 2447-4622