EFEITO DA INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS ESTADUAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI NAS NOTAS DE PROFICIÊNCIA DO SPAECE NO PERÍODO DE 2008 A 2015

Autores

  • Manoel Alexandre de Lucena Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Eliane Pinheiro de Sousa Universidade Regional do Cariri (URCA)

Resumo

Buscando avaliar as competências dos alunos nos exames de português e matemática, o estado do Ceará realiza o Sistema de Avaliação Permanente da Educação Básica (SPAECE). Tais avaliações são relevantes ao apontar fatores que influenciam a educação, como é o caso da infraestrutura física das unidades escolares. Considerando isso, o objetivo deste estudo é mensurar o efeito da infraestrutura das escolas estaduais da Região Metropolitana do Cariri (RMC) nas notas de proficiência do SPAECE do primeiro ano do ensino médio no período de 2008 a 2015. Para tal, aplicou-se um modelo de regressão de dados em painel com efeitos fixos. Os resultados revelaram que a presença de refeitório, laboratório de ciências, internet banda larga, auditório e área verde influenciam de forma positiva as notas de proficiência em português, já o desempenho em matemática é afetado positivamente pela existência de refeitório, diretoria e internet banda larga. Portanto, o investimento em tais itens da infraestrutura reflete de modo positivo nos exames do SPAECE.

Biografia do Autor

  • Manoel Alexandre de Lucena, Universidade Regional do Cariri (URCA)
    Graduando em Ciências Econômicas na Universidade Regional do Cariri (URCA) e Bolsista de Iniciação Cientifica BPI FUNCAP.
  • Eliane Pinheiro de Sousa, Universidade Regional do Cariri (URCA)
    Professora da Universidade Regional do Cariri (URCA) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e à Inovação Tecnológica (BPI) da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Downloads

Publicado

2021-11-11

Edição

Seção

X SIDR - Eixo 2 – Atores, Organizações Sociais e Desenvolvimento regional