CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO VIRTUAIS PARA VENDA DE PRODUTOS ORGÂNICOS E DA AGRICULTURA FAMILIAR UTILIZADOS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Michéli Spohr Konzen, Denise Medianeira Mariotti Fernandes

Resumo


A crise causada pela Covid-19 exigiu ajustes nos setores industrial, comercial e de serviços. Devido ao isolamento social, as atividades sociais e econômicas diminuíram e, como resultado, a vulnerabilidade social e a dificuldade de processamento dos alimentos orgânicos e também da agricultura familiar, acabaram aumentando. Nesse contexto, o presente artigo, objetiva discutir os efeitos da pandemia para a agricultura familiar e para os produtores de orgânicos, além de identificar e descrever quais estratégias e ações foram desenvolvidas para minimizar os seus impactos na pandemia. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sistemática em mídia digitais e sociais, sites de notícias, sites oficiais de prefeituras municipais e de organizações de assistência técnica e extensão rural. Como resultados, foram identificadas algumas estratégias de enfrentamento das consequências da pandemia. Elas se referem à venda dos produtos orgânicos, oriundos da agricultura familiar, através das redes sociais do Instagram, Facebook e WhatsApp, e também por meio de feiras virtuais rurais, criadas em todo o território brasileiro, a fim de auxiliar os produtores a escoarem sua produção durante o isolamento social

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2447-4622