CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO VIRTUAIS PARA VENDA DE PRODUTOS ORGÂNICOS E DA AGRICULTURA FAMILIAR UTILIZADOS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Michéli Spohr Konzen Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Denise Medianeira Mariotti Fernandes Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Resumo

A crise causada pela Covid-19 exigiu ajustes nos setores industrial, comercial e de serviços. Devido ao isolamento social, as atividades sociais e econômicas diminuíram e, como resultado, a vulnerabilidade social e a dificuldade de processamento dos alimentos orgânicos e também da agricultura familiar, acabaram aumentando. Nesse contexto, o presente artigo, objetiva discutir os efeitos da pandemia para a agricultura familiar e para os produtores de orgânicos, além de identificar e descrever quais estratégias e ações foram desenvolvidas para minimizar os seus impactos na pandemia. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sistemática em mídia digitais e sociais, sites de notícias, sites oficiais de prefeituras municipais e de organizações de assistência técnica e extensão rural. Como resultados, foram identificadas algumas estratégias de enfrentamento das consequências da pandemia. Elas se referem à venda dos produtos orgânicos, oriundos da agricultura familiar, através das redes sociais do Instagram, Facebook e WhatsApp, e também por meio de feiras virtuais rurais, criadas em todo o território brasileiro, a fim de auxiliar os produtores a escoarem sua produção durante o isolamento social

Biografia do Autor

  • Michéli Spohr Konzen, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

    Bacharel em Administração pela Universidade federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo-RS.

  • Denise Medianeira Mariotti Fernandes, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

    Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Professora do Curso de Administração da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, campus Cerro Largo-RS.

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Publicado

2021-11-12

Edição

Seção

X SIDR - Eixo 4 – Instituições e Desenvolvimento Regional