EDUCAÇÃO DO CAMPO E AS CATEGORIAS DE AMARTYA SEN: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

Resumo

O processo educativo possui importância fundamental ao desenvolvimento humano, entre outros motivos, pela construção da consciência, possibilitando a liberdade de escolha. Em se tratando da escolarização que ocorre no campo, tanto o acesso, como a permanência e a aquisição do conhecimento formal possuem condições específicas e, por vezes, desfavoráveis aos indivíduos desse meio. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é identificar a presença das categorias analíticas de Amartya Sen (2000) em artigos que abordam contextos de privação, publicados nas plataformas Google Acadêmico e Eric. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa, baseada nos trabalhos mapeados no período 2021-2024. A busca foi realizada utilizando os strings Amartya Sen and (capabilities theory) and (rural education or technical courses in rural areas) na plataforma Google Acadêmico; na plataforma Eric pesquisou-se por: Amartya Sen and capabilities theory and (rural education or technical courses in rural areas). Após aplicar os critérios de exclusão, obteve-se um total de dezesseis (16) trabalhos, sendo três (03) artigos do Google Acadêmico e treze (13) da base Eric. Conforme as pesquisas, o espaço do campo, em vários países é caracterizado por privações como a desigualdade na distribuição dos bens culturais, desemprego, pobreza e falta de acesso a saneamento básico e água tratada. Tais condições limitam a liberdade dos indivíduos, o desenvolvimento de suas capacitações e o exercício da autonomia.

Biografia do Autor

  • Luzani Cardoso Barros, Universidade Federal do Tocantins - UFT
    Atua na área educacional desde 1996, quando concluiu o Curso Magistério, em nível Médio. De 1997 até 2002, exerceu a docência nas etapas da Educação Básica Ensino Fundamental - Anos Finais - e Ensino Médio, nas redes pública (municipal e estadual) e particular no município de Barreiras - BA. Possui Mestrado em Desenvolvimento Regional (UFT). Cursou especialização lato sensu em Língua Portuguesa (Faculdades Integradas de Amparo - SP), Gestão Escolar (UFT), Tecnologias Educacionais (PUC - RJ), Conselhos Escolares (UFC), Avaliação Educacional (FASEC). É graduada em Pedagogia (UNEB). Tem experiência docente na educação básica, ensino superior e pós-graduação lato sensu. É servidora efetiva da SEDUC/TO, lotada na Diretoria Regional de Educação de Dianópolis -TO, onde desempenha a função de Técnica do Ensino Médio. É docente da Universidade da Maturidade /UFT Polo Dianópolis. Possui experiência em Tutoria em EaD (UFT/UAB), elaboração de itens para avaliação em larga escala - já tendo elaborado de itens para o INEP e outras instituições-, elaboração e análise pedagógica de material didático e paradidático. É membro da Comunidade Professor Autor (CPA) desde janeiro / 2021. Atua principalmente nos seguintes temas: Formação de Docentes, Projeto Político Pedagógico: elaboração e prática, Avaliação da aprendizagem e elaboração de itens para avaliação em larga escala. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional UFT - Campus Palmas - TO.
  • Diego Neves de Sousa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária / Embrapa Universidade Federal do Tocantins / UFT

    Pesquisador da Embrapa.

    Docento Orientador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional / UFT

  • Ana Lúcia de Medeiros, Universidade Federal do Tocantins

    Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Tocantins.

    Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

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Publicado

2025-11-18