EDUCAÇÃO DO CAMPO E AS CATEGORIAS DE AMARTYA SEN: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Resumo
O processo educativo possui importância fundamental ao desenvolvimento humano, entre outros motivos, pela construção da consciência, possibilitando a liberdade de escolha. Em se tratando da escolarização que ocorre no campo, tanto o acesso, como a permanência e a aquisição do conhecimento formal possuem condições específicas e, por vezes, desfavoráveis aos indivíduos desse meio. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é identificar a presença das categorias analíticas de Amartya Sen (2000) em artigos que abordam contextos de privação, publicados nas plataformas Google Acadêmico e Eric. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa, baseada nos trabalhos mapeados no período 2021-2024. A busca foi realizada utilizando os strings Amartya Sen and (capabilities theory) and (rural education or technical courses in rural areas) na plataforma Google Acadêmico; na plataforma Eric pesquisou-se por: Amartya Sen and capabilities theory and (rural education or technical courses in rural areas). Após aplicar os critérios de exclusão, obteve-se um total de dezesseis (16) trabalhos, sendo três (03) artigos do Google Acadêmico e treze (13) da base Eric. Conforme as pesquisas, o espaço do campo, em vários países é caracterizado por privações como a desigualdade na distribuição dos bens culturais, desemprego, pobreza e falta de acesso a saneamento básico e água tratada. Tais condições limitam a liberdade dos indivíduos, o desenvolvimento de suas capacitações e o exercício da autonomia.