AS IMPLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS (UNITINS) NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL: INTERDISCIPLINARIDADE E CAPACIDADES HUMANAS EM AÇÃO.

Autores

Resumo

 

 RESUMO

Este artigo analisa as contribuições da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) para o desenvolvimento regional do Tocantins, com base nas categorias teóricas de Amartya Sen, Ha-Joon Chang, North e Erik Reinert. A pesquisa realizada entre janeiro e março de 2025, buscou compreender como a Unitins contribui para superar os desafios estruturais e sociais do Estado, promovendo o desenvolvimento regional sustentável. Com uma abordagem bibliográfica e documental, e aplicação de técnica de análise de conteúdo, os resultados revelam que a Unitins desempenha um papel estratégico na ampliação do acesso à educação superior, promoção da inclusão social e o fomento à inovação. Com base na perspectiva de Sen, a Unitins contribui para a ampliação das capacidades humanas, promovendo a melhoria da qualidade de vida por meio da ampliação das liberdades substantivas. Tomando por base a teoria de Chang, pôde-se compreender a importância da capacidade local e a inovação percebidas nas ações da formação profissional e na estruturação de polos educacionais em municípios estratégicos. À luz dos argumentos teóricos de North, pôde-se perceber o papel da governança universitária a partir da redução de incertezas e na construção de um ambiente institucional estável. E fechando o ciclo de análise, em observação das categorias teóricas de Reinert, entendeu-se que ações praticadas pela Unitins promovem a diversificação produtiva e o fortalecimento de setores estratégicos a exemplo do agronegócio e da tecnologia. O estudo constatou que essas se enquadram em um modelo integrado de desenvolvimento regional, alinhando ensino, pesquisa, extensão e inovação.

Biografia do Autor

  • Alexandre Oliveira Andrade, Universidade Federal do Tocantins (UFT)
    Doutorando do Programa de Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestre em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (UFT). MBA em Gerenciamento de Projetos Governamentais pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Especialista em Ensino Superior pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH). Bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Universidade do Tocantins (Unitins). Membro do Grupo de pesquisa em Desenvolvimento Regional e Territorial do Centro Norte do Brasil - DRT Centro Norte (CNPq/UFT). Membro do Observatório de Governança e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (UFT); Administrador efetivo na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins); Coordenador Geral da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins); Coordenou o Comitê Institucional de Governança e Compliance da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Responsável pela elaboração da política de governança e compliance da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Possui larga experiência na docência do ensino superior nas modalidades presencial e a distância, assim como em desenvolvimento, capacitação e treinamento de pessoas; consultorias nas áreas voltadas para gestão e desenvolvimento organizacional.

Downloads

Publicado

2025-11-19

Edição

Seção

GT1: Desenvolvimento regional, planejamento, governança, controle social e gestão do território