AS IMPLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS (UNITINS) NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL: INTERDISCIPLINARIDADE E CAPACIDADES HUMANAS EM AÇÃO.
Resumo
RESUMO
Este artigo analisa as contribuições da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) para o desenvolvimento regional do Tocantins, com base nas categorias teóricas de Amartya Sen, Ha-Joon Chang, North e Erik Reinert. A pesquisa realizada entre janeiro e março de 2025, buscou compreender como a Unitins contribui para superar os desafios estruturais e sociais do Estado, promovendo o desenvolvimento regional sustentável. Com uma abordagem bibliográfica e documental, e aplicação de técnica de análise de conteúdo, os resultados revelam que a Unitins desempenha um papel estratégico na ampliação do acesso à educação superior, promoção da inclusão social e o fomento à inovação. Com base na perspectiva de Sen, a Unitins contribui para a ampliação das capacidades humanas, promovendo a melhoria da qualidade de vida por meio da ampliação das liberdades substantivas. Tomando por base a teoria de Chang, pôde-se compreender a importância da capacidade local e a inovação percebidas nas ações da formação profissional e na estruturação de polos educacionais em municípios estratégicos. À luz dos argumentos teóricos de North, pôde-se perceber o papel da governança universitária a partir da redução de incertezas e na construção de um ambiente institucional estável. E fechando o ciclo de análise, em observação das categorias teóricas de Reinert, entendeu-se que ações praticadas pela Unitins promovem a diversificação produtiva e o fortalecimento de setores estratégicos a exemplo do agronegócio e da tecnologia. O estudo constatou que essas se enquadram em um modelo integrado de desenvolvimento regional, alinhando ensino, pesquisa, extensão e inovação.