À margem (do rio e da cidade): desafios ao desenvolvimento urbano em Lajeado - Vale do Taquari - RS, no contexto das mudanças climáticas

Autores

  • Ariana Inês Sachett Docente do Departamento de Gestão de Negócios e Comunicação da Universidade de Santa Cruz do Sul. Bolsista CAPES/PROEX. https://orcid.org/0009-0009-9191-7781
  • Rogério Leandro Lima da Silveira Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, e do Departamento de Ciências, Humanidades e Educação, da Universidade de Santa Cruz do Sul. https://orcid.org/0000-0003-1003-9470

Resumo

O presente trabalho analisa os desafios do desenvolvimento urbano em Lajeado/RS diante das transformações territoriais e das vulnerabilidades socioambientais associadas às mudanças climáticas. A pesquisa, de natureza qualitativa, fundamenta-se em revisão crítica da literatura e análise de dados secundários. A escolha do tema justifica-se pela necessidade de fortalecer estratégias de prevenção, contingência e segurança da população, incorporando o direito à cidade e à sustentabilidade urbana. A partir da análise da formação socioespacial, identificou-se a importância histórica do Rio Taquari na dinâmica regional e a constituição dos núcleos urbanos em torno das rodovias, intensificada pelos fluxos migratórios do campo para a cidade desde a década de 1960. No presente, a emergência climática impõe uma nova “margem” ao desenvolvimento urbano, marcada pelo aumento da frequência e intensidade das inundações. O estudo evidencia que a articulação entre planejamento urbano, resiliência climática e justiça socioespacial constitui não apenas um desafio, mas também uma oportunidade para reorientar o desenvolvimento urbano do município, cidade de papel expressivo na rede urbana e no contexto regional do Vale do Taquari.

Biografia do Autor

  • Ariana Inês Sachett, Docente do Departamento de Gestão de Negócios e Comunicação da Universidade de Santa Cruz do Sul. Bolsista CAPES/PROEX.
    Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul (2020). MBA em Desenvolvimento Sustentável e Economia Circular pela PUCRS (2023). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2015). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Finanças Empresariais. Com atuação na área de Controladoria Financeira na iniciativa privada por treze anos.
  • Rogério Leandro Lima da Silveira, Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, e do Departamento de Ciências, Humanidades e Educação, da Universidade de Santa Cruz do Sul.
    Geógrafo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestre e Doutor em Geografia Humana pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-Doutorado em Geografia e Planeamento Regional pela Universidade Nova de Lisboa, com bolsa da CAPES). Pesquisador do CNPq. Professor titular do Departamento de Ciências, Humanidades e Educação, e pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - Mestrado e Doutorado, da Universidade de Santa Cruz do Sul. Líder do GEPEUR - Grupo de Pesquisa e Estudos Urbanos Regionais (CNPq). Integrante do Observatório do Desenvolvimento Regional (Observa-DR). Integra a ReCiMe-Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias, a Mikripoli-Rede de Pesquisa sobre as Pequenas Cidades, e a RIDOT - Rede Iberoamericana de Observação Territorial. Possui experiência como pesquisador nas áreas de Geografia Urbana, Geografia Regional, Geografia Econômica, Desenvolvimento Regional e Planejamento Urbano e Regional atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: desenvolvimento regional, planejamento territorial, desenvolvimento urbano, urbanização em cidades médias e pequenas, policentrismo funcional e coesão territorial, rede urbana, redes e organização territorial.

Downloads

Publicado

2025-11-18