Impactos da Pandemia de COVID-19 nas Políticas Públicas de Educação e na Vulnerabilidade Socioambiental no Brasil
Resumo
RESUMO: Este artigo discute os impactos da pandemia de COVID-19 sobre a educação básica no Brasil, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental, relacionando-os com a vulnerabilidade socioambiental em contextos de risco. A análise considera a Teoria da Sociedade de Risco de Ulrich Beck e estudos contemporâneos, como os realizados por Young (2022), que relacionam desigualdade social, desastres e políticas públicas. A pesquisa de campo em Pimenta Bueno-RO realizada por Rocha (2024), bem como investigações recentes sobre evasão escolar, acesso à tecnologia e novas políticas públicas implementadas e em tramitação que contribuem para refletir sobre as transformações exigidas na educação diante de cenários imprevisíveis. Conclui-se, que diante das incertezas de crises futuras, a urgência de políticas educacionais mais equitativas, integradas e preparadas para contextos de risco contínuo, face a um modelo de educação que se mostrou frágil e moroso no processo de adaptação da nova realidade.
Palavras-chave: Educação. Vulnerabilidade Social. COVID-19. Políticas Públicas; Sociedade de Risco.