Shopping Centers: signos da globalização e consumo interiorizado no Brasil

Autores

  • Carlos Eduardo Pereira do Nascimento Universidade Estadual de Campinas
  • Francisco do O' de Lima Junior Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Fernando Cezar de Macedo Universidade Estadual de Campinas

Resumo

A expansão dos Shopping Centers no Brasil reflete a globalização e a interiorização do consumo, transformando dinâmicas econômicas e sociais em cidades de diferentes portes. Esses empreendimentos disseminaram-se para os espaços não metropolitanos, tornando-se símbolos do capitalismo contemporâneo e da reconfiguração socioespacial. Diante disso, o estudo objetiva analisar a expansão dos Shopping Centers no Brasil e sua interiorização, investigando como esses empreendimentos introduzem e reproduzem os mecanismos de acumulação capitalista em contextos não metropolitanos. Utilizando dados do IBGE e da Abrasce, o estudo analisa sua distribuição geográfica, destacando a concentração no Sudeste e a crescente presença em cidades médias e pequenas. Os Shopping Centers são interpretados como “não-lugares”, espaços de passagem e consumo que reforçam desigualdades e alienação social, enquanto promovem a ideia de modernidade. A pesquisa explora sua evolução histórica, função como "templos do consumo" e impacto na segregação urbana, evidenciando a oligopolização do setor por grandes grupos transnacionais. A interiorização desses empreendimentos revela assimetrias regionais e a reprodução de padrões globais em contextos locais, desafiando identidades tradicionais. Conclui-se que os Shopping Centers expressam contradições do desenvolvimento urbano, sendo simultaneamente vetores de integração e agentes de exclusão, moldando hábitos e redefinindo o espaço urbano brasileiro.

Biografia do Autor

  • Carlos Eduardo Pereira do Nascimento, Universidade Estadual de Campinas
    Doutorando em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/UNICAMP). Mestre em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPECO/UFRN). Graduado em Economia pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Pesquisador do Grupo de Estudos das Transformações Territoriais e Econômicas e Territoriais (GETETE). Tem experiência na área de Economia Regional e Urbana, com ênfase nos seguintes temas: cidades, cidades médias, desenvolvimento regional, Ceará, Nordeste.
  • Francisco do O' de Lima Junior, Universidade Regional do Cariri (URCA)
    Doutor em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas/SP (IE-UNICAMP), na área de concentração Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente. Fez Estágio de Doutorado com Bolsa CAPES no Institut für Geographie - Universität Innsbruck (Instituto de Geografia da Universidade de Innsbruck, Áustria). Realizou Estágio de Pós-doutorado em Desenvolvimento Econômico no IE-UNICAMP. Possui Mestrado em Economia pelo Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia/MG (2008) e Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA) (2001). Tem Especialização em Relações Internacionais e Diplomacia pela UNISINOS/RS (2021) e em Planejamento e Políticas Educacionais pela URCA (2004). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Economia da URCA (DE/URCA). Foi membro da Diretoria do Geopark Araripe, um Projeto de Desenvolvimento e Preservação Territorial reconhecido e tutelado pelo Programa de Geoparks Mundiais da UNESCO. É Membro Permanente dos seguintes Programas de Pós-graduação: Programa de Pós-graduação em Economia Regional e Urbana (PPGERU - Mestrado Acadêmico), da URCA e Programa de Pós-graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido (PLANDITES - Mestrado Acadêmico), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros/RN. Compõe o Comitê Gestor do INCT Labplan, conduzido pelo Instituto de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IPP-UFRN). É membro da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (Rede-TER), que atua na colaboração de pesquisas e cooperação do Sul Global. Atuou como professor pesquisador da Cátedra UNESCO Geoparks, Sustainable Regional Development and Healthy Lifestyles do Programa de Cátedras e Rede UNITWIN da UNESCO. Trabalha com temas na área de Economia Regional e Urbana e Desenvolvimento Econômico com ênfase em: Desenvolvimento Regional, Aglomerados Urbanos Emergentes, Planejamento Urbano e Regional no Semiárido, Economia do Nordeste, Economia do Ceará e do Cariri, Educação Superior-Ciência-Tecnologia e Desenvolvimento Regional. Foi Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), eleito com maioria de votos nos três segmentos (estudantes, servidores e professores) em consulta acadêmica, e nomeado pelo Governador do Estado do Ceará para o mandato de 2019-2023. Exerceu a Presidência da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) durante o período de 2022-2023 e a Presidência do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (CRUC) durante o ano de 2020. Atualmente faz parte do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), ligado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
  • Fernando Cezar de Macedo, Universidade Estadual de Campinas
    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1992), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), doutorado em Economia Aplicada pelo Instituto de Economia da UNICAMP (2002) e livre-docência (2010) em Economia Brasileira, na área de Política Econômica e Desenvolvimento Regional pelo Instituto de Economia da UNICAMP. Atualmente é Professor Titular do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas. Foi Diretor Técnico Científico do Instituto Jones dos Santos Neves - IJSN (2001-2002); membro do Conselho da TECVITORIA - Incubadora de Empresas (2001-2002); e membro do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de Vitória (2000-2002). Trabalhou como coordenador da política de CT do Espírito Santo no período em que foi diretor do IJSN. Coordena o Grupo de Estudos sobre transformações Econômicas e Territoriais - GETETE. É o editor do Informativo Getete (ISSN 3085-5926 ), editor associado da Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional - RBDR (ISSN 2317-5443 ); do conselho editorial da Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho RERUT (ISSN 2316-5235) e DA Revista NECAT (ISSN2317-8523). Foi diretor da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional ANPUR no biênio 2019-2021 e do seu conselho fiscal entre 2021 e 2023, e diretor da Sociedade Brasileira de Economia Política SEP, nos biênios 2010-2012 e 2012-2014.

Downloads

Publicado

2025-11-18