DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE ESTRATÉGIAS DIGITAIS PARA A COP 30 NA COMUNICAÇÃO PÚBLICA NA AMAZÔNIA AMAPAENSE

Autores

  • Juliana Sena Alves Universidade Federal do Amapá (Unifap)

Resumo

Este estudo analisa os desafios e as oportunidades no planejamento e implementação de estratégias de comunicação digital pelo Governo do Estado do Amapá (GEA), no contexto de preparação para a COP 30, com foco na temática das mudanças climáticas. O objetivo geral é caracterizar as ações de comunicação digital do GEA, investigando a articulação entre o planejamento e a execução para identificar pontos de aprimoramento e potencialidades. Como objetivo específico, busca-se analisar o conteúdo veiculado no portal Agência de Notícias do Amapá sobre o tema. A pesquisa justifica-se pela relevância da pauta ambiental para a Amazônia, visando contribuir para qualificar o diálogo entre governo e sociedade. A metodologia utiliza uma abordagem qualitativa, por meio da análise de conteúdo das publicações do portal no período que antecede a conferência. Espera-se que os resultados indiquem que um planejamento de comunicação mais dinâmico pode aprimorar a qualidade e o alcance das informações. O estudo visa apontar caminhos para fortalecer a comunicação, como o uso de linguagem acessível para promover mobilização e educação ambiental. Conclui-se que o fortalecimento do planejamento comunicacional é um fator relevante para ampliar a eficácia da comunicação pública, sendo trivial para manter a população amapaense informada e participativa nos debates da COP 30.

Biografia do Autor

  • Juliana Sena Alves, Universidade Federal do Amapá (Unifap)
    Publicitária. Pós-graduada em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT/IFES). Mestranda no Programa de Pós Graduação de Desenvolvimento da Amazônia Sustentável (PPGDAS/Unifap). Tem experiência com conteúdo digital, redação, planejamento estratégico.

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Publicado

2025-11-18