REDES SOCIAIS COLABORATIVAS, GOVERNANÇA E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL: O CASO PORTOALEGRE.CC

Autores

  • Giovana Goretti Feijó de Almeida Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Vonia Engel Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Resumo

A discussão perpassa a compreensão do papel das redes sociais colaborativas digitais no contexto da dinâmica das cidades inteligentes por meio das transformações tecnológicas e da forma como podem interagir com a gestão dos territórios. Investiga-se o caso do portal PortoAlegre.cc, rede social colaborativa digital, lançada em março de 2011. Verificou-se a relação entre as redes sociais colaborativas digitais, as cidades inteligentes e o desenvolvimento territorial. O marco teórico foca nas discussões de cidade inteligente de Souza e Awad (2002), utilizando-se da pesquisa qualitativa, cunho exploratório, pesquisa bibliográfica e documental. A coleta de dados se deu a partir do portal PortoAlegre.cc, no período de novembro de 2016 a janeiro de 2017. Os resultados apontaram para a difusão de sistemas interconectados de informação e conhecimento no contexto urbano. O desafio é compreender para quem realmente é importante esta ferramenta tecnológica no formato de rede social colaborativa digital e as articulações que fomenta para o desenvolvimento territorial.

Biografia do Autor

  • Giovana Goretti Feijó de Almeida, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
    Doutoranda e Mestra em Desenvolvimento Regional (UNISC). Publicitária especialista em Branding (UNISC). Pesquisadora-membro do Observatório do Desenvolvimento Regional - OBSERVA-DR. Bolsista CAPES. E-mail: goretti.giovana@gmail.com
  • Vonia Engel, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
    Economista, Especialista em Comunicação Empresarial, Mestra em Desenvolvimento Regional, Doutoranda em Desenvolvimento Regional - Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Bolsista Capes. Integrante do Observa-DR.

Downloads

Publicado

2017-10-04

Edição

Seção

VIII SIDR - Eixo 1 - Território e Redes: Aportes e perspectivas teórico-metodológicas no campo interdisciplinar do DR