MULHERES, SEUS SABERES, FAZERES E AFAZERES: O GÊNERO FEMININO NOS MUSEUS DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ NO VALE DO SINOS (RS)

Autores

  • Daniel Luciano Gevehr PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL (PPGDR) - FACCAT.

Resumo

A pesquisa discute as narrativas visuais produzidas sobre as mulheres de origem germânica nos museus de imigração da Antiga Colônia Alemã de São Leopoldo (RS – Brasil). A constituição das expografias apresentam discursos sobre a mulher de origem germânica – e que através das narrativas expostas nos museus – permitem compreender os imaginários soc iais e as representações construídas sobre as mulheres. Valemo-nos da análise das narrativas visuais presentes nas ambiências dos museus, onde encontramos espaços como a “cozinha”, a “sala-de-estar”, o “quarto” e objetos que procuram colocar em relevo seus saberes e afazeres. Pretendemos mostrar como estes lugares de memória contribuem para a difusão de representações sobre o gênero feminino. Através da investigação pretendemos discutir os elementos simbólicos que buscam materializar, através de sua expografia, uma determinada história das mulheres. Essa, por sua vez, nos revela escolhas e enquadramentos da memória ao mesmo tempo em que define aquilo que deve ser mostrado e guardado para a exposição pública. Os museus são compreendidos na pesquisa como manifestações simbólicas, que falam de forma direta sobre o lugar e sobre os grupos sociais responsáveis pela sua produção, num processo de lutas simbólicas, no qual a imposição de representações sobre o passado passa pela seleção daquilo que deve ser preservado nos espaços sociais, e que passam a representar parte do passado.

Biografia do Autor

  • Daniel Luciano Gevehr, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL (PPGDR) - FACCAT.
    Daniel Luciano Gevehr é doutor em história (2007) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui graduação em história (2000) e mestrado em história (2003) pela mesma Universidade. Autor da Tese Pelos Caminhos de Jacobina: memórias e sentimentos (res)significados. É professor no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), onde atua como Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Instituições, Ordenamento Territorial e Políticas Públicas para o Desenvolvimento Regional, das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). Atua, ainda, como coordenador dos Cursos de História e de Geografia no Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI). É Coordenador Institucional do Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (CAPES-ISEI). É pesquisador integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos de História da Imigração (CNPq), na Linha de Pesquisa Espaço, Economia e Sociedade, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade de Passo Fundo (UPF). Seu campo de investigação privilegia, atualmente, as questões que envolvem a problemática do patrimônio cultural, da educação patrimonial, da memória,das sensibilidades, das representações e da produção de narrativas visuais em espaços museológicos associados à imigração alemã no sul do Brasil. Tem experiência na área de História, Patrimônio e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Brasil e do Rio Grande do Sul, Movimento Mucker, Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial, Processos de Produção dos Espaços Urbanos, Ensino de História, Memória, Gênero, Processos identitários e suas relações com o desenvolvimento regional.

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Publicado

2017-10-09

Edição

Seção

VIII SIDR - Eixo 5 - Redes Sociais, Migração e Interculturalidade: Desafios e oportunidades para o DR