LUGARES DE MEMÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA NO CONTEXTO REGIONAL

Autores

  • Daniel Luciano Gevehr PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL (PPGDR) - FACCAT.
  • Shirlei Alexandra Fetter PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL (PPGDR) - FACCAT.

Resumo

O artigo discute o papel desempenhado pelo ensino de história na educação básica, através da utilização de elementos trazidos pela Nova História Cultural. Buscamos relacionar como as noções do passado, concebidas pelo professor de história, se relacionam com os conceitos de representação social, monumentalidade e produção da memória social, ambos inscritos na dimensão da educação patrimonial e de uma perspectiva inovadora para o ensino da história, contribuindo, desta forma, para a formulação de estratégias metodológicas, na perspectiva de desenvolver a região de sua atuação profissional. Através das relações possíveis existentes entre esses conceitos, acreditamos se tornar possível, um ensino de história pautado não apenas no estudo das fontes tradicionalmente concebidas pela escola (livro didático, vídeos, etc.), mas também no exercício crítico de interpretação sobre os lugares de memória. Nossa pesquisa busca contribuir para a criação de novas estratégias de ensino-aprendizagem da história, se propondo a levar para a sala de aula novos elementos simbólicos, como os monumentos históricos e outros diversos lugares de memória, promovendo uma leitura crítica dos espaços e ressaltando a educação patrimonial enquanto um vetor de inovação para o ensino de história para além da sala de aula. Com isso acreditamos ser possível lançar outros “olhares” sobre a produção do espaço geográfico no qual se insere o passado. Esses novos olhares, por sua vez, permitem ao professor de história explorar novos objetos da história, muitas vezes renegados por outras fontes empregadas no ensino da história na escola brasileira.

Biografia do Autor

  • Daniel Luciano Gevehr, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL (PPGDR) - FACCAT.
    Daniel Luciano Gevehr é doutor em história (2007) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui graduação em história (2000) e mestrado em história (2003) pela mesma Universidade. Autor da Tese Pelos Caminhos de Jacobina: memórias e sentimentos (res)significados. É professor no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), onde atua como Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Instituições, Ordenamento Territorial e Políticas Públicas para o Desenvolvimento Regional, das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). Atua, ainda, como coordenador dos Cursos de História e de Geografia no Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI). É Coordenador Institucional do Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (CAPES-ISEI). É pesquisador integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos de História da Imigração (CNPq), na Linha de Pesquisa Espaço, Economia e Sociedade, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade de Passo Fundo (UPF). Seu campo de investigação privilegia, atualmente, as questões que envolvem a problemática do patrimônio cultural, da educação patrimonial, da memória,das sensibilidades, das representações e da produção de narrativas visuais em espaços museológicos associados à imigração alemã no sul do Brasil. Tem experiência na área de História, Patrimônio e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Brasil e do Rio Grande do Sul, Movimento Mucker, Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial, Processos de Produção dos Espaços Urbanos, Ensino de História, Memória, Gênero, Processos identitários e suas relações com o desenvolvimento regional.
  • Shirlei Alexandra Fetter, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL (PPGDR) - FACCAT.
    Mestranda no programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Pelas Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT, Bolsista Capes (2016 - 2017). Professora na Rede Municipal de Parobé, em Regime Efetivo de 2013 até o momento. Experiência na área de Educação-Ensino Fundamental - anos iniciais. Experiência em Orientação Educacional nos cursos do Pronatec Pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS (2014 - 2015). Possui graduação em Pedagogia Pelas Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT (2012). Especialização em Gestão Educacional, com ênfase em Orientação e Supervisão Pelas Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT (2014). Especialização em Mídias na Educação-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSUL (2015). Curso de Aperfeiçoamento de  Professores para Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva-Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2015).

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Publicado

2017-10-09

Edição

Seção

VIII SIDR - Eixo 5 - Redes Sociais, Migração e Interculturalidade: Desafios e oportunidades para o DR