O processo de comunicação hospitalar e suas mediações numa região do RS.

Autores

  • Lidia Schwantes Hoss Universidades de Santa Cruz do Sul
  • Ângela Cristina Trevisan Felippi Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Resumo

Nesse artigo se analisa o processo de produção da comunicação hospitalar numa região de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, com objetivo de conhecer qual a concepção que orienta as práticas de comunicação externa dos hospitais com vistas a compreender, a partir da produção comunicacional, como a política pública de saúde se materializa nos territórios. Aqui, a comunicação, dentro da cultura, é compreendida como um processo e assim sensível a mediações. A partir do mapa das mediações de Jesús Martín-Barbero, foram estudados os momentos das lógicas de produção e dos produtos industriais com observância das mediações da institucionalidade e da tecnicidade. A pesquisa tem natureza qualitativa e valeu-se dos estudos culturais, da teoria das mediações, dos estudos de comunicação pública e de território como referenciais teóricos. Questionário, entrevistas, pesquisa bibliográfica e documental foram os instrumentos de pesquisa. A partir da análise verificou-se a dualidade entre as práticas comunicacionais hospitalares, oscilando entre uma comunicação de caráter efetivamente público e outra, com ênfase à divulgação e venda de serviços privados de saúde. Por meio das formas e produtos de comunicação, compreendeu-se que a política de saúde pública se concretiza de maneiras distintas nos territórios, de acordo com suas particularidades.

Biografia do Autor

  • Lidia Schwantes Hoss, Universidades de Santa Cruz do Sul
    Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Jornalista graduada pela Unisc. E-mail: lidia@viavale.com.br
  • Ângela Cristina Trevisan Felippi, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
    Doutora em Comunicação Social pela Pontífícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Docente da Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.  E-mail:angelafe@unisc.br.

Downloads

Publicado

2017-10-09

Edição

Seção

VIII SIDR - Eixo 5 - Redes Sociais, Migração e Interculturalidade: Desafios e oportunidades para o DR