E-GOV EM CACHOEIRA PAULISTA - SP: canais de relação entre governo municipal e cidadãos em um município de pequeno porte.

Autores

  • Ruama Lorena Ferraz Ramos Universidade de Taubaté
  • Moacir José dos Santos Doutor em História (UNESP). Docente do Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté/ Centro Universitário Módulo
  • Monica Franchi Carniello Universidade de Taubaté/ Fatec Pindamonhangaba

Resumo

Em um contexto caracterizado como sociedade da informação, no qual se situa o governo eletrônico, os canais de comunicação se tornam um meio de diálogo importante entre governo e sociedade, no qual os cidadãos se tornam atores participativos, interagindo nas decisões políticas, discussões e melhorias para o âmbito da gestão pública, ofertando serviços e informações de interesse social. O objetivo do artigo é analisar o fator prestação de serviços oferecidos por canais de comunicação do governo eletrônico no município de Cachoeira Paulista. A metodologia de pesquisa utilizada foi de abordagem qualitativa, utilizando-se de entrevista semiestruturada aberta como instrumento de coleta de dados nos órgãos gestores do município (prefeitura )e a análise o portal do município para verificação da oferta dos serviços com base na documentação de padronização e-PWG governamental. Como resultado principal, a pesquisa apresentou que não há um espaço consolidado de governo eletrônico para a prestação destes serviços aos cidadãos. Existe um portal de e-gov, bem como canais de comunicação utilizados de maneiras, no entanto usados de maneira ineficiente. Tem-se como principais considerações a necessidade de adaptação destes canais para a realidade dos pequenos municípios.

Biografia do Autor

  • Ruama Lorena Ferraz Ramos, Universidade de Taubaté
    Mestranda em Planejamento e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté
  • Monica Franchi Carniello, Universidade de Taubaté/ Fatec Pindamonhangaba

    Doutora em Comunicação e Semiótica (PUCSP). Pós-doutorado da Universidade do Minho - PT.

    Docente do Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté (UNITAU).

     

     

Downloads

Publicado

2017-10-09

Edição

Seção

VIII SIDR - Eixo 5 - Redes Sociais, Migração e Interculturalidade: Desafios e oportunidades para o DR