PRODUÇÃO E MERCADOS DA AGRICULTURA FAMILIAR ORGÂNICA: ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE AGRICULTORES DA REDE ECOVIDA DE AGROECOLOGIA NO EXTREMO OESTE CATARINENSE

Autores

  • Marlise Lovatel Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus de Pato Branco/PR. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR
  • Marcio Gazolla Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus de Pato Branco/PR. Professor permanente do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR.

Resumo

O trabalho objetivou avaliar os alimentos produzidos e elaborados pelos agricultores orgânicos, bem como as motivações para a mudança (transição) de um ‘modelo moderno’ de agricultura para a de base ecológica. Além disso, levantar e explicar a dinâmica dos diferentes canais de comercialização e mercados construídos pela produção orgânica. A metodologia de investigação utilizada baseou em um estudo qualitativo, com pesquisa de campo, na qual foram aplicadas seis (6) entrevistas semi estruturadas junto a famílias de agricultores orgânicos, na Região Extremo Oeste de Santa Catarina, especialmente no Município de Descanso/SC. Conclui-se que as famílias realizaram processos de transição ecológica por diferentes motivações pessoais, econômicas, sociais e ambientais, bem como que o sistema produtivo é reproduzido com base na diversidade produtiva e alimentar de produtos que são comercializados. Também igualmente importantes são os mercados construídos, especialmente as cadeias curtas agroalimentares, pelos quais a maior parte das vendas dos alimentos é realizada, baseando-se em relação sociais de proximidade entre agricultores e consumidores.

Biografia do Autor

  • Marlise Lovatel, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus de Pato Branco/PR. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR
    Possui curso Técnico em Agropecuária com ênfase em Agroecologia (EAFC 2003), graduação em Agronomia (SEI- FAI 2009), Especialização (latu sensu) em Gestão Ambiental com ênfase em Licenciamento Perícia e Auditoria Ambiental (UNOESC 2011), e mestranda do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR, linha de pesquisa Regionalidade e Desenvolvimento pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, campus Pato branco. Tem experiência em Pastoreio Racional Voisin - PRV, Certificação Orgânica, Extensão Rural para agricultura familiar e cooperativismo, em municípios da região Oeste de Santa Catarina, com interesse na área produção agrícola em agroecossistemas sustentáveis.
  • Marcio Gazolla, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus de Pato Branco/PR. Professor permanente do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR.
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), Mestrado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e Doutorado em Desenvolvimento Rural com Sanduíche no Exterior na Università di Pisa (Itália/2012). Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus de Pato Branco - PR. Tem experiência na área de Desenvolvimento Rural (Economia Rural, Sociologia Rural e da Alimentação e Administração Rural), com ênfase nos seguintes temas: Segurança Alimentar, Agricultura Familiar, Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural, Agroindústria Familiar, Mercados Rurais Agrícolas e Alimentares e Inovações Sócio-técnicas e Institucionais nos espaços rurais.

Downloads

Publicado

2017-10-10

Edição

Seção

VIII SIDR - Eixo 4 - Redes de Cooperação, Arranjos Produtivos e Desenvolvimento Regional