UMA REFLEXÃO SOBRE TECNOLOGIA DIGITAL NAS ESCOLAS DO CAMPO COMO POSSIBILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DOS TERRITÓRIOS CAMPONESES

Autores

  • Andreia Belusso Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Edilson Pontarolo Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo

A tecnologia deve integrar a sociedade como um todo. Todo cidadão tem direito a vivenciar esse contexto e explorar a potencialidade das tecnologias, não importando se ele mora em uma zona ou rural ou urbana. Os recursos tecnológicos atuais são considerados imprescindíveis para agregar conhecimento e valor cultural ao homem do campo. A escola é grande responsável na ampliação do acesso às tecnologias de informação no território camponês e tendo em vista que a educação não existe fora do território, assim como a cultura, a economia e todas as outras dimensões, constatou-se por meio desse estudo que a tecnologia nas escolas rurais deve ser acompanhada de certos cuidados, necessários para evitar que sua utilização se torne inócua e se desvie de sua finalidade principal:  contribuir para que a população do campo tenha uma vida mais humana e digna, a partir do próprio trabalho visando o desenvolvimento do território camponês.

 

Biografia do Autor

  • Andreia Belusso, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional-Educação e desenvolvimento
  • Edilson Pontarolo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional-Educação e desenvolvimento

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Publicado

2017-10-04

Edição

Seção

VIII SIDR - Eixo 2 - Relações e Contradições entre o Rural e o Urbano no processo de Desenvolvimento Regional