DICOTOMIA RURAL E URBANA: UMA ANÁLISE DO BAIRRO PÉROLA DO MAICÁ EM SANTARÉM, PARÁ

Autores

  • Valdecy dos Anjos da Silva Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
  • Marcelia Castro Cardoso Universidade Federal do Oeste do Pará ( UFOPA)
  • Ednéa do Nascimento Carvalho Universidade Federal do Oeste do Pará ( UFOPA)
  • Alanna do Socorro Lima da Silva Universidade Federal do Oeste do Pará ( UFOPA)

Resumo

Este artigo procura identificar a dicotomia existente na configuração espacial do bairro Pérola do Maicá em Santarém/PA, com o objetivo de analisar a ocorrência desse fenômeno, estudar suas contradições socioespaciais e econômicas; além de verificar se tais contradições estão relacionadas com dicotomia rural e urbana encontrada em seu espaço, como reflexão.  O texto apresenta-se em três tópicos: no primeiro, aborda a metodologia e a especificidade do objeto de estudo, no segundo, algumas contradições socioespaciais e econômicas, para a compreensão entre o meio rural e urbano e, como se relacionam nesta dinâmica. E no terceiro, traz a reflexão se a dicotomia rural e urbana está ligada diretamente as contradições e diferenças dos movimentos dos atores sociais no objeto de estudo.

Palavras-chave: Dicotomia rural e urbana. Contradições socioespaciais e econômicas. Atores sociais.

Biografia do Autor

  • Valdecy dos Anjos da Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
    Graduada em Turismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestranda em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida da Universidade Federal do Oeste do Pará ( UFOPA) – Pará (PA), Brasil.
  • Marcelia Castro Cardoso, Universidade Federal do Oeste do Pará ( UFOPA)
    Bolsista da Capes. Graduada em Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas do Tapajós (FIT). Mestranda em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida da Universidade Federal do Oeste do Pará ( UFOPA) – Pará (PA), Brasil.
  • Ednéa do Nascimento Carvalho, Universidade Federal do Oeste do Pará ( UFOPA)
    Doutora em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará. Professora no Curso de Licenciatura em Geografia, Licenciatura Integrada em Historia e Geografia da Universidade Federal do Oeste do Pará e do Professora do Programa de Pós Graduação Strito Sensu - Mestrado- Instituto de Ciências da Sociedade.
  • Alanna do Socorro Lima da Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará ( UFOPA)
    Doutora em Medicina Veterinária pela UNESP. Professora Adjunta da Universidade Federal do Oeste do Pará, vinculada ao Instituto de Biodiversidade e Florestas e do Programa de Pós-graduação em Sociedade Ambiente e Qualidade de Vida da Universidade Federal do Oeste do Pará (PA), Brasil.

Downloads

Publicado

2017-10-04

Edição

Seção

VIII SIDR - Eixo 2 - Relações e Contradições entre o Rural e o Urbano no processo de Desenvolvimento Regional