O DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO DE IJUÍ SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DE BASE EXPORTADORA E DA TEORIA DA TRÍPLICE HÉLICE

Autores

  • Martin Ledermann UNIJUÍ- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Martinho Luís Kelm UNIJUÍ- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Daniel Knebel Baggio UNIJUÍ- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Resumo

O presente artigo possui três objetivos. O primeiro, é identificar as etapas do desenvolvimento do município de Ijuí. O segundo, deriva do primeiro, e busca identificar as ações dos agentes que compõem a Tríplice Hélice na perspectiva da retomada da industrialização e exportação do município. O terceiro propõe analisar o grau de integração entre os principais atores no processo que compõe a Tríplice Hélice, além de fazer uma análise crítica relacionada ao tema abordado e apresentar algumas sugestões. As referências bibliográficas usadas abordam as teorias da Base Exportadora e a Teoria da Tríplice Hélice. Quanto à metodologia usada, o estudo caracteriza-se como exploratório e qualitativo, utilizando-se de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A coleta de dados se deu através de entrevistas em profundidade. Os resultados revelam que o desenvolvimento do município de Ijuí se caracterizou pelas vigorosas atividades comerciais, industriais e de exportação. Esta situação somente mudou a partir da década de 50, com a introdução da cultura do trigo e com o crescimento do setor de serviços.  Com relação à participação dos agentes pertencentes à Tríplice Hélice em ações voltadas à industrialização e exportação, o estudo mostra o papel determinante das políticas públicas federais e estaduais para o desenvolvimento do município, além das poucas, isoladas e desintegradas ações dos atores locais, com participação mais efetiva da universidade que, segundo a análise realizada, apresenta as melhores condições para fazer girar a Tríplice Hélice, devido à sua proximidade com os mais variados integrantes, tanto a nível federal, estadual e local.

Biografia do Autor

  • Martin Ledermann, UNIJUÍ- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
    Possui graduação em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2001), Pós-Graduação Lato Sensu em Marketing (2005) e Pós-Graduação Stricto Senso (Mestrado) em Desenvolvimento pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2008). É professor de Administração de Marketing I, Administração de Marketing II, Marketing Estratégico, Marketing Industrial, Estratégias de Canais de Distribuição e Logística, Logística, Gestão de Produtos e Marcas, Pesquisa Operacional, Administração da Produção I, Administração da Produção II, Promoção, Propaganda e Mídia, e Gestão de Negócios I. Além disso, possui experiência em atividades de consultoria e assessoria voltadas à gestão de Marketing em empresas. Atualmente é Professor do Quadro de Carreira do curso de Administração da UNIJUI. Desempenhou a  função de Pró-Reitor da Unijuí no campus de Três Passos. Além disso, foi Pró-Reitor Interino da referida Universidade no campus do município de Panambi, onde também desempenhou a função de coordenador de curso. Também atua como professor no Ensino a Distância e é coordenador do curso de Administração no campus da UNIJUÍ em Três Passos. Além disso, é aluno do curso de Doutorado em Desenvolvimento Regional da referida universidade.
  • Martinho Luís Kelm, UNIJUÍ- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
    ossui graduação em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, foi Vice-reitor de Administração no período de 2005 a 2010 e Reitor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul de 2011 a 2016, foi Presidente da FIDENE - Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do RS no período 2011 a 2016 e atualmente é vice-presidente da FIDENE, foi presidente do COMUNG - Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas no período 2015/16, professor e pesquisador da área de Responsabilidade Social Corporativa no Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional da Unijuí, é vice-presidente do Associação Comercial e Industrial de Ijuí, diretor do Sindilojas e Presidente do Hospital Bom Pastor de Ijuí.
  • Daniel Knebel Baggio, UNIJUÍ- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
    Possui graduação em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI - 2005), Mestrado em Contabilidade e Finanças - Universidad de Zaragoza (2007) e Doutorado em Contabilidade e Finanças - Universidad de Zaragoza (2012) revalidado pela Universidade de São Paulo (USP) em Controladoria e Contabilidade. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento da UNIJUI e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Organizações da Universidade Regional Integrada (URI). Investigador pela Universidade de Zaragoza, integrando o Grupo de Investigación en Economia Financiera (GIECOFIN) e da UNIJUI, integrando o Grupo de Pesquisa em Competitividade e Gestão Estratégica para o Desenvolvimento (GPCOM/UNIJUI). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Finanças, Mercado de Capitais, Fundos de Investimentos, Empreendedorismo, Jogos Empresariais e Governança Corporativa.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-10-09

Edição

Seção

VIII SIDR - Eixo 3 - Redes, Sociedade e Políticas Públicas em contextos regionais