TERTÚLIA MUSICAL NATIVISTA DE SANTA MARIA E SINUELO DA CANÇÃO NATIVA DE SÃO SEPÉ: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL

Autores

  • Deise Caroline Trindade Lorensi Universidade Federal de Santa Maria
  • Elsbeth Léia Spode Becker Centro Universitário Franciscano - UNIFRA
  • Meri Lourdes Bezzi Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Resumo

O presente estudo tem como finalidade compreender como os festivais nativistas de Santa Maria e de São Sepé (RS) auxiliam na construção da identidade cultural na contemporaneidade e como influenciam no desenvolvimento regional. Os festivais potencializam o sentimento de orgulho e enaltecem as singularidades culturais dos diferentes grupos sociais. Neste sentido, os festivais nativistas, associados à música, constituem-se em uma importante ferramenta de construção identitária e de manifestação de ideias, sentimentos e situações que valorizam os hábitos e costumes do Rio Grande do Sul e as vivências do povo gaúcho. O delineamento metodológico desta pesquisa encaminhou a abordagem para a compreensão da relação existente entre a Tertúlia Nativista de Santa Maria e o Sinuelo da Canção Nativa de São Sepé com o desenvolvimento regional. Para isso, foi necessário realizar um levantamento bibliográfico acerca de temáticas pertinentes para a pesquisa como Geografia e Música, a origem dos festivais nativistas no Rio Grande do Sul e desenvolvimento regional.  Após, buscou-se a compreensão de como estes festivais contribuem para a construção da identidade cultural, a partir do depoimento de artistas que nasceram ou residem nos referidos municípios e que participam destes festivais, como artistas e/ou jurados, bem como, analisou-se a letra das canções, identificando os principais códigos culturais que viabilizam a construção identitária. Por fim, ambos os festivais contribuem para o desenvolvimento regional, no que tange singularmente o processo cultural. Mas, também, viabilizam a geração de renda e constituem-se em atrativo turístico principalmente no período de realização dos festivais.

Biografia do Autor

  • Deise Caroline Trindade Lorensi, Universidade Federal de Santa Maria
    Graduada em Geografia (Licenciatura) pelo Centro Universitário Franciscano (2014). Atualmente, é Mestranda no Programa de Pós-graduação em Geografia, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Área de Concentração: Análise Ambiental e Dinâmica Espacial do Cone Sul Latino-america; e linha de pesquisa: Dinâmicas territoriais do Cone Sul.
  • Elsbeth Léia Spode Becker, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

    Doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(2008). Mestrado em Engenharia Agrícola Área das Ciências Rurais pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(1999). Graduação em Geografia - Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(1996). Graduação em Geografia - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/(1994). Atualmente é professora adjunta no Centro de Ciências Humanas do Centro Universitário Franciscano e professora da rede pública estadual atuando no Ensino Médio do Instituto São José de Santa Maria. Publicou o livro:História do pensamento geográfico" destinado aos alunos da graduação em Geografia. Membro da comissão editorial da Revista Disciplinarium Scientia, Série Humanas (UNIFRA). Membro da comissão avaliadora da Revista Ensino & Pesquisa (UFSM) e da Revista Ciência & Natura (UFSM). Orienta trabalhos de pesquisa e de extensão, com ênfase nos seguintes temas: geografia, turismo, ensino, antropologia, história natural e educação ambiental. No Curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (UNIFRA) integra a Linha de Pesquisa Ensino e práticas docentes.

  • Meri Lourdes Bezzi, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
    Possui Graduação em Estudos Sociais pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras/ Imaculada Conceição - FIC- Santa Maria (1981); Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1982); Graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1983); Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Rio Claro (1986) e Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Rio Claro (1997). Atualmente é professora Titular no Departamento de Geociências/UFSM, atuando nos Cursos de Graduação em Geografia Bacharelado e Geografia Licenciatura Plena e no Programa de Pós - graduação em Geografia da UFSM orientado mestrado e doutorado. Coordena o Núcleo de Estudos Regionais e Agrários, NERA - UFSM. Coordenadora do Curso de Geografia Licenciatura- EAD. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana e Regional, atuando principalmente nos seguintes linhas: Organização do Espaço, Região e Regionalização, Geografia Cultural, Desenvolvimento local/regional e Geografia Agrária.

Downloads

Publicado

2017-10-09

Edição

Seção

VIII SIDR - Eixo 5 - Redes Sociais, Migração e Interculturalidade: Desafios e oportunidades para o DR