O COOPERATIVISMO, SOB A INFLUÊNCIA DO "BUEN VIVIR", PARA INSTRUMENTALIZAÇÃO DA ECONOMIA SOCIAL E SOLIDÁRIA

Autores

  • Ingrid Brandão Sartor UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC
  • Angelica Pereira Possamai UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC
  • Yduan de Oliveira May UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE (UNESC)

Resumo

O presente artigo tem por objeto o estudo do cooperativismo, sob a perspectiva Latino-Americana do Buen Vivir, por se tratar de instituição que passa a assumir um papel instrumental para a efetivação da Economia Social Solidária, em razão da autogestão e da divisão de sobras. Para tanto, num primeiro momento analisou-se a conceituação e a implementação da Economia Social e Solidária na América Latina, especificamente no Equador, partindo à verificação de quais marcos jurídicos brasileiros assumiram tal perspectiva. E, por fim, discorreu-se acerca das características principais do cooperativismo na perspectiva de um instrumento para a concretização da Economia Social e Solidária.

Biografia do Autor

  • Ingrid Brandão Sartor, UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UNESC). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Estado, Política e Direito (NUPED/UNESC). Bacharel em Administração de Empresas pela Escola Superior de Administração e Gerência da Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC). Graduada em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).
  • Angelica Pereira Possamai, UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UNESC). Graduada em Direito (UNESC). Bolsista pesquisadora da Capes e membro do Núcleo Pesquisa em Estado, Política e Direito (NUPED/UNESC).

  • Yduan de Oliveira May, UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE (UNESC)
    Mestre e Doutor em Direito, UFSC. Professor do Programa de Pós-graduação em Direito da UNESC. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Estado, Política e Direito. Advogado.

Downloads

Publicado

2017-10-30

Edição

Seção

VIII SIDR - Eixo 4 - Redes de Cooperação, Arranjos Produtivos e Desenvolvimento Regional