A Construção Regional de Políticas de Educação em Saúde: uma análise a partir da CIES (Comissão de Integração Ensino-Serviço) na Região 28 de Saúde – RS.

Autores

  • Maria Raquel Pilar Steyer Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Marco André Cadoná Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Leni Dias Weigelt Universidade de Santa Cruz do Sul

Resumo

O presente estudo analisa a construção de uma política regional de educação permanente aos profissionais da área da saúde. Tomando como referência a atuação da CIES (Comissão de Integração Ensino-Serviço) da Região 28 de Saúde, no Rio Grande do Sul, atenta-se para o processo emergencial dessa discussão numa Região da Saúde, enfatizando a importância da referida Comissão não somente na discussão da importância de uma educação permanente para os profissionais de saúde, capaz de impulsionar a formação desses profissionais a partir dos pressupostos, expectativas, necessidades colocadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS); mas, também e principalmente, na mobilização, na discussão, na provocação para a formulação de políticas, no acompanhamento e na fiscalização da política regional de educação permanente em saúde, integrando representações tanto do governo quanto de diferentes segmentos da sociedade civil.

Biografia do Autor

  • Maria Raquel Pilar Steyer, Universidade de Santa Cruz do Sul
    Programa de Pós-Graduação de Deenvolvimento Regional
  • Marco André Cadoná, Universidade de Santa Cruz do Sul
    Departamento de Ciências Humanas e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
  • Leni Dias Weigelt, Universidade de Santa Cruz do Sul
    Departamento de Enfermagem e Odontologia.

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Publicado

2017-10-09

Edição

Seção

VIII SIDR - Eixo 3 - Redes, Sociedade e Políticas Públicas em contextos regionais