Migração e interculturalidade: aspectos pertinentes para análise dos casos brasileiro e costaricense

Autores

  • Maria de Lourdes Bernartt Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco
  • Jose Mario Mendéz Mendéz Escuela Ecuménica de Ciencias de la Religión Universidade Nacional da Costa Rica - UNA
  • Leonel Piovezana UNOCHAPECÓ
  • Giovanna Pezarico Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Curitiba

Resumo

O artigo objetiva   refletir sobre aspectos relevantes no que tange ao  modo como Estados  tratam  a questão da migração, trazendo à tona os casos brasileiro e costaricense. Este texto constitui-se um recorte de uma pesquisa exploratória mais ampla, realizada para o Estágio Pós-Doutoral, nos dois  países ( 03/2015 a 07/2016), a respeito de  políticas migratórias contemporâneas,  trabalho, educação,   interculturalidade e religião  no Brasil e em Costa Rica. Este texto apresenta, de maneira breve, a justificativa  para este estudo;  a política migratória dos dois países e o cenário atual da migração em ambos; destaca o papel do Estado nas políticas migratórias, que influenciam nas ações estatais sobre a inserção social dos  migrantes; finaliza enfatizando a necessidade do aprofundamento da concepção de interculturadidade como chave para o  entendimento das demais questões abordadas.

Biografia do Autor

  • Maria de Lourdes Bernartt, Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco
    Doutorado em Educação (UNICAMP). PhD em Educação (UNOCHAPECÓ). Licenciada em Letras-Inglês. Docente do Departamento de Humanas da UTFPR Câmpus Pato Branco. Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGR) e do Programa de Pós-Graduação em Letras, da UTFPR Câmpus Pato Branco. Líder do GEPEL. Vice-Líder do CEPAD. Membro do Grupo de Estudos sobre Imigrações para a Região Oeste de Santa Catarina (GEIROSC).
  • Jose Mario Mendéz Mendéz, Escuela Ecuménica de Ciencias de la Religión Universidade Nacional da Costa Rica - UNA
    Doutor em Filosofia pela Universidade Iberoamericana José Simeon Cañas (El Salvador). Diretor da Escoal Ecumênica e Ciências da Religião (EECR) da Univesridade Nacional da Costa Rica. Lecionou também na (El Salvador) Dom Bosco University.
  • Leonel Piovezana, UNOCHAPECÓ
    Doutor e mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Atualmente é professor titular da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), nos Programas de Mestrado em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais e Mestrado em Educação.
  • Giovanna Pezarico, Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Curitiba
    Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil(2014)
    Docente do Magistério Superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná , Brasil

Downloads

Publicado

2017-10-09

Edição

Seção

VIII SIDR - Eixo 5 - Redes Sociais, Migração e Interculturalidade: Desafios e oportunidades para o DR