PROGRAMA MULHERES MIL: UMA REFLEXÃO COM VISTAS AO EMPODERAMENTO DA MULHER

Autores

  • Dedilhana Lamare Manjabosco Hübner UNIJUÍ - Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Indaia Dias Lopes UNIJUÍ - Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Airton Adelar Mueller UNIJUÍ - Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Denize Grzybovski UNIJUÍ (Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul) e UPF (Universidade de Passo Fundo).

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar a possibilidade de empoderamento e ampliação da condição de agente através do Programa Mulheres Mil. Parte-se dos fundamentos teóricos de desenvolvimento e de mulher enquanto agente, elaborados por Amartya Sen; e do empoderamento feminino, um desafio às relações patriarcais e ao poder dominante do homem. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa dos dados. O Programa Mulheres Mil tem por objetivo elevara qualidade de vida e escolaridade das participantes e, consequentemente, das comunidades em que residem. Os resultados encontrados indicam que as mulheres participantes deste programa conseguiram melhorar a sua satisfação com a vida, sua saúde em geral, recuperaram sua autoestima, aumentaram sua escolaridade e o grau de profissionalização. Porém, a falta de um plano de continuidade após a conclusão dos cursos, o que desvincula as mulheres, pode limitar o seu retorno a escolarização. Conclui-se que o Programa Mulheres Mil pode vir a ampliar a condição de agente das participantes empoderando-as por conferir cidadania àquelas em condição de vulnerabilidade social, porém, existe a necessidade que este Programa seja reavaliado para que possa ser efetivo.

Biografia do Autor

  • Dedilhana Lamare Manjabosco Hübner, UNIJUÍ - Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
    Especialista em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Aluna do curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional no PPGDR - UNIJUÍ/RS. Bolsista PROSUP/CAPES.
  • Indaia Dias Lopes, UNIJUÍ - Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
    Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Aluna do curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional do PPGDR -UNIJUÍ/RS. Bolsista PROSUP/CAPES.
  • Airton Adelar Mueller, UNIJUÍ - Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
    Doutor em Sociologia pela Freie Universität Berlin, Alemanha. Ataulamente realiza estágio pós-doutoral PNPD-CAPES junto ao PPGDR - UNIJUÍ/RS.
  • Denize Grzybovski, UNIJUÍ (Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul) e UPF (Universidade de Passo Fundo).
    Doutora em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Docente permanente do PPGAdm na Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (FEAC) na Universidade de Passo Fundo (UPF). Professora Convidada no PPGDR da UNIJUÍ/RS.

Downloads

Publicado

2017-10-09

Edição

Seção

VIII SIDR - Eixo 3 - Redes, Sociedade e Políticas Públicas em contextos regionais