PECUÁRIA TRADICIONAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL: UM OLHAR SOBRE O CASO DO 3º DISTRITO DE PINHEIRO MACHADO-RS

Autores

  • Lucas Moretz-Sohn David Vieira Universidade Federal de Santa Maria
  • Hector dos Santos Facco Graduando em Agronomia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Amabile Tolio Boessio MsC em Extensão Rural - Universidade Federal de Viçosa(UFV), Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Marco Antonio Verardi Fialho Prof. Dr. do Departamento de Educação Agrícola(DEAER) e Extensão Rural e do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Resumo

O presente artigo analisa a atividade pecuária tradicional (predominante), a formação atual dos estabelecimentos rurais e suas implicações para o desenvolvimento local no município de Pinheiro Machado, sobretudo no 3º distrito. O estudo também analisa a importância do direcionamento de políticas públicas para o fortalecimento do desenvolvimento local, considerando que esta região não vem recebendo este suporte para a agricultura e pecuária familiar, por entender que predominam as grandes propriedades na região. Ao utilizar de um aporte teórico diversificado (com contribuições da antropologia e sociologia), realizando um estudo de caso qualitativo, com viés antropológico, adotamos como metodologia a pesquisa exploratória. Realizamos entrevista aberta e coletiva, com as famílias entrevistadas. Ao final, pudemos considerar a importância significativa da pecuária tradicional para o desenvolvimento local, que vem sendo trabalhado pelas famílias originárias da própria região do município, e que possuem menor poder aquisitivo. Assim como, percebe-se a necessidade de investimento em políticas públicas e em assistência técnica e extensão rural, para o fortalecimento dos pecuaristas locais.

Biografia do Autor

  • Lucas Moretz-Sohn David Vieira, Universidade Federal de Santa Maria
    Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), em Campos dos Goytacazes-RJ, no ano de 2014. Atualmente cursa o Mestrado em Extensão Rural, do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural, vinculado ao Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2017-10-04

Edição

Seção

VIII SIDR - Eixo 1 - Território e Redes: Aportes e perspectivas teórico-metodológicas no campo interdisciplinar do DR