O Índice de Desenvolvimento Rural (IDR) do Território da Cidadania Vale do Paranã e do Território Rural Sudoeste de Goiás

Autores

  • Camila Vito Silva de Lima Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Hamilton Matos Cardoso Júnior Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Divina Aparecida Leonel Lunas Universidade Estadual de Goiás

Resumo

A principal proposta deste artigo é apresentar o cômputo do Índice de Desenvolvimento Rural (IDR) para os municípios que integram o Território da Cidadania Vale do Paranã e o Território Rural Sudoeste de Goiás, com a finalidade de corroborar se as desigualdades existentes entre eles quando observada a totalidade do município se repetem no meio rural. Para isto, o estudo está dividido em quatro partes: na primeira seção, é abordada a  metodologia utilizada para o cálculo dos indicadores que fundamentam o IDR; na segunda seção, são demonstrados os dados socioeconômicos e o cálculo do IDR para o Território da Cidadania Vale do Paranã; na terceira seção, é realizada a caracterização socioeconômica e a demonstração do resultado do IDR para o Território Rural do Sudoeste de Goiás; na última seção, é efetuada breve análise do IDR calculado para os municípios de ambos os Territórios em conjunto. A metodologia utilizada para o cálculo do IDR foi baseada nos estudos realizados por Kageyama (2004, 2009). Para a elaboração do artigo foi realizada pesquisa teórica acerca do desenvolvimento rural e pesquisa documental sobre os dados socioeconômicos divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A partir dos resultados encontrados, conclui-se que as disparidades são evidentes no meio rural dos Territórios em questão, porém ocorrem em menor intensidade

Biografia do Autor

  • Camila Vito Silva de Lima, Universidade Estadual de Goiás (UEG)
    Graduada em em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Goiás desde 2011. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências Sociais e Humanidades Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER) na mesma universidade, na linha Dinâmicas territoriais no Cerrado. Também atua como empregada pública da Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB, Superintendência Regional de Goiás. É pesquisadora na grande área Economia e sub área Economia Regional, Rural e Urbana, tendo como investigação os aspectos socioeconômicos do desenvolvimento rural em Goiás.
  • Hamilton Matos Cardoso Júnior, Universidade Estadual de Goiás (UEG)
    Mestre em Ciências Sociais e Humanidades pela Universidade Estadual de Goiás. Graduado em Geografia no ano de 2014 pela Universidade Estadual de Goiás - Câmpus de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas. É pesquisador na grande área Geografia e sub área Geografia Regional, tendo como investigação os aspectos sócio espaciais e econômicos da mineração em Goiás.
  • Divina Aparecida Leonel Lunas, Universidade Estadual de Goiás
    Doutora em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), São Paulo, Brasil. Atua como professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás. Na Universidade Estadual de Goiás desenvolve atividades no quadro de professores permanentes do Programa de Pós-Graduação Sticto Sensu em Ciências Sociais e Humanidades Territórios e Expressões Culturais do Cerrado (TECCER) recomendado pela CAPES. Tem experiência na área de economia, com ênfase em crescimento e desenvolvimento econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: cotonicultura, viabilidade econômica, agricultura familiar, logística de transporte, sojicultura, agroindústria canavieira e desenvolvimento territorial.

Downloads

Publicado

2017-10-30

Edição

Seção

VIII SIDR - Eixo 2 - Relações e Contradições entre o Rural e o Urbano no processo de Desenvolvimento Regional