A IDEOLOGIA DO EMPREENDEDORISMO NA PUBLICIDADE NO CONTEXTO NEOLIBERAL DE DESREGULAMENTAÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO

Autores

  • Emanuele Mantovani Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
  • Ângela Cristina Trevisan Felippi Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Resumo

A reestruturação produtiva do capitalismo no Brasil, nos anos 1990, resultou em uma grave crise econômica e aprofundamento do desemprego. O que abriu espaço para que o discurso do empreendedorismo estabelecesse uma nova ética produtiva em que os trabalhadores têm na atividade por conta própria a saída para o fim do assalariamento. A proposta deste artigo é compreender como a ideologia do empreendedorismo se manifesta na propaganda do Banco Santander em um contexto de aprofundamento das políticas neoliberais no Brasil. Para isso, foi feita uma análise de um vídeo publicitário do banco, situando o discurso em sua conjuntura a partir de seus aspectos históricos, sociais e ideológicos, a partir da concepção marxista de ideologia que apontou de que forma a propaganda consolida a visão de mundo alinhada aos interesses do atual sistema de acumulação.

Biografia do Autor

  • Emanuele Mantovani, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
    Jornalista (UNISC), Mestre em Desenvolvimento Regional (UNISC) e pesquisadora bolsista no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - Doutorado (UNISC).
  • Ângela Cristina Trevisan Felippi, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
    Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006), mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1991). Pós-doutorado em Comunicação na Universidad Católica del Uruguay (2019). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e do Departamento de Comunicação da Universidade de Santa Cruz do Sul.

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Publicado

2019-10-25

Edição

Seção

IX SIDR - Eixo 4 - A dimensão cultural nos processos e políticas de Desenvolvimento Regional