O PAPEL DO CONTROLE TERRITORIAL DA INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA NA CONSTRUÇÃO DE VANTAGENS COMPETITIVAS DAS AGROINDÚSTRIAS REGIONAIS DE GRÃOS NO CENTRO-OESTE

Autores

  • Rafael Pastre UNICAMP

Resumo

Apesar do forte movimento de concentração e desnacionalização do capital no processamento da soja, aumentou o poder econômico e político das grandes corporações brasileiras do setor sobre alguns espaços do território nacional. Mais do que sobreviver a avalanche de capital estrangeiro, expandiram seus negócios através de uma série de estratégias pioneiras, tanto empresariais, quanto espaciais, que as alçariam à condição de players internacionais. Por essa razão, o objetivo desse trabalho é analisar as trajetórias de crescimento de três das principais corporações brasileiras desse complexo, os Grupos Amaggi, Caramuru e Fiagril. Identificou-se três conjuntos de fatores fundamentais para esse desempenho : i) influência político-institucional; ii) financiamento e controle do crédito; iii) acesso diferenciado à infraestrutura e logística compatíveis com a natureza do produto; Neste trabalho a análise repousa sobre o terceiro conjunto, por ser aquele que conferiu as condições objetivas para que essas empresas convivessem com uma estrutura de custos mais favorável a dos concorrentes, favorecendo a ampliação da taxa de lucros e investimentos.

Biografia do Autor

  • Rafael Pastre, UNICAMP
    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - 2012) e mestrado Em Desenvolvimento Econômico pela mesma Universidade. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Urbana e Regional. Doutorando do programa de Desenvolvimento Econômico do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, atualmente cumprindo Estágio Sanduíche na Universidade de Hamburgo, Alemanha.

Downloads

Publicado

2019-10-25

Edição

Seção

IX SIDR - Eixo 2 - Arranjos institucionais no contexto do Desenvolvimento regional