ESPAÇOS COMPACTOS COMO CONECTORES ESTRATÉGICOS NA GERAÇÃO DE TRANSFORMAÇÕES TERRITORIAIS

Autores

  • Virgínia Purper
  • Giovana Goretti Feijó de Almeida Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Resumo

Não é de hoje que a sociedade busca soluções para seus problemas urbanos e sociais. Nesse sentido, pequenas, grandes, simples ou complexas ações colaboram com a ressignificação de espaços públicos, muitas, vezes, subutilizados ou totalmente sem uso e vazios. Não se trata de criar novos espaços, mas de prestar atenção a espaços compactos que foram desligados do fluxo urbano e reconectá-los novamente à vida na cidade, trazendo uma nova dinâmica àquele espaço. É o caso dos Pocket Parks e dos Parklets oriundos de parceria público-privada que se vale da cultura como elemento estratégico para gerar transformações territoriais. Assim, questiona-se como a dimensão cultural está inserida na dinâmica dos Pocket Parks e Parklets brasileiros? O objetivo é o de trazer reflexões teóricas sobre o uso da dimensão cultural na implementação das dinâmicas desses espaços. Este trabalho se justifica na proposta de uma reflexão teórica sobre o uso de Pocket Parks e Parklets como forma de conectar as pessoas à cidade por meio de espaços públicos pequenos que se valem da dimensão cultural para serem implantados, propondo uma nova dinâmica a fragmentos da cidade. O estudo permite visualizar os Pocket Parks como alternativa para a ressignificação de espaços subutilizados ou vazios permeados pela cultura e identidade da comunidade local de forma a influenciar as transformações territoriais.

Biografia do Autor

  • Virgínia Purper
    Mestrado incompleto em Arquitetura na Unirritter/Mackenzie. Formada em Arquitetura e Urbanismo e em Administração de Empresas, ambas pela UNISC. Consultora na Virgínia Purper Arquitetura de Negócios Sustentáveis. E-mail: virginia@virginiapurper.com.br
  • Giovana Goretti Feijó de Almeida, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

    Pós-Doutoranda em Cidade Digital Estratégica (PPGTU/PUCPR). Doutora e Mestra em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UNISC). Publicitária especialista em Branding e Place Branding (UNISC). Professora-Pesquisadora e Autora do livro "Identidade Territorial e Branding de Marcas Regionais". E-mail: goretti.giovana@gmail.com
    ORCID - http://orcid.org/0000-0003-0956-1341

Downloads

Publicado

2019-10-25

Edição

Seção

IX SIDR - Eixo 4 - A dimensão cultural nos processos e políticas de Desenvolvimento Regional