ARAGUAÍNA-TO: CONSUMO E VULNERABILIDADE NUMA CIDADE MÉDIA NO INTERIOR DA AMAZÔNIA LEGAL

Autores

  • Miguel Pacifico Filho Universidade Federal do Tocantins
  • Thelma Pontes Borges universidade Federal do Tocantins
  • Giliana Zeferino Leal Mendes Universidade Federal do Tocantins
  • Paula Fernanda Carvalho de Godoi Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Araguaína é uma cidade média brasileira situada no interior da Amazônia Legal ao norte do estado do Tocantins.  O objetivo desse trabalho é demonstrar como esta comporta-se como um centro de consumo inserido nas discussões envolvendo a chamada modernidade líquida, bem como na nova questão social pautada nas recentes modificações das relações de trabalho construtora de vulnerabilidades. Para tanto faz-se uma revisão teórica sobre os conceitos de cidade média, sociedade do consumo e zonas de vulnerabilidade, bem como trabalha-se com dados do IBGE, IPEA e SEFAZ/TO sobre a cidade de Araguaína. Assim por raciocínio indutivo percebe-se que apesar de ser uma cidade com dados de IDH-M e PIB altos, com forte presença de comércio e serviços, configurando a sociedade de consumo; números como os de pobreza e bolsa família permitem induzir que há forte vulnerabilidade em decorrência da estrutura social. Conclui-se que a cidade de Araguaína, apesar de distante de grandes metrópoles ou regiões consideradas mais promissoras economicamente, é também afetada pela lógica da contemporaneidade  e das desestabilizações do mundo do trabalho.

Biografia do Autor

  • Miguel Pacifico Filho, Universidade Federal do Tocantins
    Docente do Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais da Universidade Federal do Tocantins. Doutor e Mestre em História pela UNESP/SP. Graduado em História UFOP/MG.
  • Thelma Pontes Borges, universidade Federal do Tocantins
    Professora do Mestrado em Demandas Populres e Dinâmicas Regionais da Universidade Federal do Tocantins. Doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela USP, Mestre em Educação pela UNICAMP, Formada em Psicologia pela UNESP.
  • Giliana Zeferino Leal Mendes, Universidade Federal do Tocantins
    Mestranda no Programa de Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais  e formação em Geografia, ambas pela Universidade Federal do Tocantins
  • Paula Fernanda Carvalho de Godoi, Universidade Federal do Tocantins
    Mestranda no Programa de Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais, formada em Direito pela PUC/Goiás.

Downloads

Publicado

2019-10-18

Edição

Seção

IX SIDR - Eixo 1 - A multiescalaridade e a multidimensionalidade das políticas e processos de Desenvolvimento Regional