ANÁLISE DO DESEMPENHO AMBIENTAL EMPRESARIAL EM INDÚSTRIAS DA REGIÃO ALTO DO JACUÍ/RS

Autores

  • Felipe Cavalheiro Zaluski Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Diziane Inês de Lima Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Sandra Beatriz Vicensi Fernandes Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Patrique Rosa Hedlund Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o desempenho ambiental de indústrias do setor metal mecânico da região Alto Jacuí, sendo o recorte espacial utilizado pelo Conselho Regional de Desenvolvimento (COREDE) Alto Jacuí/RS. O método de trabalho baseou-se na aplicação do modelo de avaliação do desempenho ambiental empresarial de Laimer (2017), buscando identificar o grau de desempenho da amostra e elucidar quais as práticas de gestão ambiental mais consolidadas e quais estão com maior fragilidade de implementação. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória dos dados analisados, baseando-se nas classificações propostas por Lakatos (2017). Deste modo, o estudo foi conduzido por meio de uma survey. Diante aplicação do modelo, o desempenho ambiental das indústrias do setor metal mecânico da região Alto Jacuí foi de 40,10%, o que demonstra um resultado insatisfatório. Pelos resultados obtidos as empresas não são ambientalmente sustentáveis de acordo com o modelo, mas podem buscar esse resultado através das práticas e adesões sustentáveis nas organizações. Desta forma, conclui-se que é importante que os empresários do setor percebam que a preocupação com o meio ambiente não é apenas uma obrigação legal, mas uma possibilidade de reduzir custos, aumentar a produtividade e o desenvolvimento regional, pois, a questão ambiental necessita ser abordada de forma estratégica pelas organizações, de forma a identificar quais os benefícios e malefícios que essas atitudes possam causar dentro do meio em que se encontra, aproveitando as oportunidades e minimizando futuros impactos.

Biografia do Autor

  • Felipe Cavalheiro Zaluski, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
    Mestrando em Desenvolvimento Regional e Graduado em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Bolsista PROSUC/CAPES.
  • Diziane Inês de Lima, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
    Mestranda em Desenvolvimento Reigonal e Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Bolsista PROSUC/CAPES.
  • Sandra Beatriz Vicensi Fernandes, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
    Doutora em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora adjunta do PPGDR na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
  • Patrique Rosa Hedlund, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
    Mestrando em Desenvolvimento Regional e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2019-10-25

Edição

Seção

IX SIDR - Eixo 3 - Sustentabilidade socioambiental e Desenvolvimento