Extensão Universitária participativa para a sustentabilidade: Artesanato identitário da Associação Mães De Nazaré de Chapecó/SC

Autores

  • Graciela Borba Novakowski Unochapecó
  • Andreia Casagrande Begnini SENAC - Chapecó
  • Fabiane Schonell Roman Unochapecó
  • Bernardete Bregolin Cerutti Centro Universitário UNIVATES

Resumo

Este trabalho relata a experiência do projeto de pesquisa e extensão universitária coordenada pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) junto a associação de artesanato Mães de Nazaré de Chapecó/SC.  Como procedimento metodológico, foi utilizada a pesquisa participante, onde pesquisados e pesquisadores puderam construir e desenvolver o projeto conjuntamente. Foi definido no decorrer do processo como objetivo orientar as artesãs para a produção de artesanato que identifique a região e estabeleça uma relação direta com os novos mercados, as tendências e demandas que podem ser exploradas de forma significativa – turismo, eventos, gastronomia, design e decoração, entre outras. Trata-se de um tema que envolve tramas, identidades e políticas na construção do território. Como resultado, ao término do projeto, a associação ampliou o número de participantes e inseriu em sua prática conceitos de autogestão que possibilitou o aumento da produção, a inclusão social e o reconhecimento do produto no mercado local.

Biografia do Autor

  • Graciela Borba Novakowski, Unochapecó

    Este trabalho relata a experiência do projeto de pesquisa e extensão universitária coordenada pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) junto a associação de artesanato Mães de Nazaré de Chapecó/SC.  Como procedimento metodológico, foi utilizada a pesquisa participante, onde pesquisados e pesquisadores puderam construir e desenvolver o projeto conjuntamente. Foi definido no decorrer do processo como objetivo orientar as artesãs para a produção de artesanato que identifique a região e estabeleça uma relação direta com os novos mercados, as tendências e demandas que podem ser exploradas de forma significativa – turismo, eventos, gastronomia, design e decoração, entre outras. Trata-se de um tema que envolve tramas, identidades e políticas na construção do território. Como resultado, ao término do projeto, a associação ampliou o número de participantes e inseriu em sua prática conceitos de autogestão que possibilitou o aumento da produção, a inclusão social e o reconhecimento do produto no mercado local.

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Publicado

2019-10-25

Edição

Seção

IX SIDR - Eixo 4 - A dimensão cultural nos processos e políticas de Desenvolvimento Regional