“SIGNIFICAR TERRITÓRIOS” PARA REAFIRMAR SUA ESPECIFICIDADE E IDENTIDADE TERRITORIAL: aproximações teóricas e indicativos metodológicos

Autores

  • Valdir Roque Dallabrida Universidade do Contestado.

Resumo

Significar territórios refere-se ao ato de atribuir-lhe uma marca convencionada para distingui-los, como recortes espaciais específicos, incluindo sua gente, suas tradições históricas, suas formas de sobrevivência e/ou seus produtos diferenciados. Em outras palavras, trata-se de reafirmar as especificidades do território e sua identidade, transmitindo-as ao mundo por meio de um signo, servindo como uma marca distintiva. Quando um signo faz referência a um sinal que serve para distinguir um território dos demais lugares, está se falando, então, de um signo distintivo territorial. Parte-se da premissa de que as possibilidades de ampliar o poder de competitividade de territórios ou regiões, tanto regional quanto mundialmente, aumenta, na medida em que se destacam na capacidade de organização socioterritorial e quanto ao saber-fazer próprio da gente daquele lugar, ou em termos de qualidade e características específicas dos produtos que oferecem ao mercado. Tem-se o propósito de refletir teoricamente sobre o tema em referência, por meio da revisão da literatura, além de apresentar indicativos metodológicos para a investigação em experiências de associativismo territorial. Conclui-se que significar territórios, implica em reafirmar a valorização da dimensão territorial nos processos de desenvolvimento.

Biografia do Autor

  • Valdir Roque Dallabrida, Universidade do Contestado.
    Geógrafo, doutor em Desenvolvimento Regional, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - Mestrado - Santa Catarina - Brasil.

Downloads

Publicado

2019-10-25

Edição

Seção

IX SIDR - Eixo 4 - A dimensão cultural nos processos e políticas de Desenvolvimento Regional