Análise de efeito da política pública no desenvolvimento dos APLs de Minas Gerais

Autores

  • Cecilia Alves da Silva Antero Universidade Federal de Viçosa
  • Magnus Luiz Emmendoerfer Universidade Federal de Viçosa
  • Valdir Roque Dallabrida Universidade do Contestado.

Resumo

O objetivo foi analisar o efeito da política pública no desenvolvimento dos APLs de Minas Gerais. Foram utilizados dados dos 853 municípios do estado, referentes a 2005 a 2016, extraído das bases FIRJAN e IMRS FJP. Para o tratamento e a análise dos dados utilizou-se o software Stata®. Para capturar esse efeito, foi empregado um modelo de efeitos fixos com dummy. Verificou-se, nos municípios pertencentes aos APLs beneficiados pela referida política, um efeito positivo e significativo, indicando um incremento de 9,35% nos indicadores de desenvolvimento. Tais resultados oferecem uma sinalização positiva para a continuidade da política analisada, ou de ações semelhantes. Os APLs são reconhecidos como vetores de desenvolvimento muito em função de sua capacidade de potencializar a geração de emprego e renda. Assim, entende-se que a manutenção de ações para fortalecer as economias locais ao apoiar seu desenvolvimento tende a implicar positivamente no contexto onde os mesmos estão inseridos.

Biografia do Autor

  • Cecilia Alves da Silva Antero, Universidade Federal de Viçosa
    Doutoranda em Adminsitração no Programa de Pós-Graduação em Administra da Universidade Federal de Viçosa - Minas Gerais - Brasil.
  • Magnus Luiz Emmendoerfer, Universidade Federal de Viçosa
    Administrador e Mestre em Administração, com Doutorado em Ciências Humanas, Presidente da Sociedade Brasileira de Administração Pública, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa - Minas Gerais - Brasil.
  • Valdir Roque Dallabrida, Universidade do Contestado.
    Geógrafo, Doutor em Desenvolvimento Regional, Coordenador Geral da Redeteg, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado - Santa Catarina - Brasil.

Downloads

Publicado

2019-10-18

Edição

Seção

IX SIDR - Eixo 1 - A multiescalaridade e a multidimensionalidade das políticas e processos de Desenvolvimento Regional