CAPITAIS INTANGÍVEIS NO DEBATE POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL: UM RECORTE BIBLIOMÉTRICO

Autores

  • Felipe Polzin Druciaki Universidade Estadual do Centro Oeste-UNICENTRO / Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR
  • Christian Luiz Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marcos Junior Marini Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo

A literatura apresenta muitos estudos e pesquisas sobre políticas públicas como ferramentas para promoção do desenvolvimento territorial. Neste sentido, o presente artigo buscou analisar os elementos teóricos presentes no debate das políticas públicas de desenvolvimento territorial sob o enfoque dos capitais intangíveis. Para o delineamento da pesquisa, a metodologia baseou-se em uma pesquisa bibliográfica, com a análise de fontes secundárias, formadas por artigos coletados na base acadêmica Web of Science Core Collection. A aplicação de um quadro conceitual no universo pesquisado possibilitou a visualização de uma diversidade de abordagens para a temática das políticas públicas inseridas na discussão do desenvolvimento territorial. Adicionalmente, a pesquisa revelou que as políticas públicas influenciam e são influenciadas pelos aspectos teóricos relacionados aos capitais intangíveis dentro do processo de desenvolvimento territorial.

Biografia do Autor

  • Felipe Polzin Druciaki, Universidade Estadual do Centro Oeste-UNICENTRO / Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR
    Doutorando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE), especialista em Gestão Econômica e Financeira pela Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), bacharel em Ciências Econômicas (2011) também pela UNICENTRO, técnico em Gestão de Negócios. Possui experiência em docência no ensino superior, além de experiência em consultoria empresarial e gestão de micro e pequenas empresas. Atualmente é docente do departamento de Ciências Econômicas da UNICENTRO, membro da equipe de coordenação do Curso de Especialização em Cooperativismo Solidário e Crédito rural, membro titular do colegiado e da coordenação do Curso de Tecnologia em Gestão Pública modalidade EAD/Unicentro. Também faz parte do grupo de estudos Ciências Econômicas na perspectiva da teoria e da aplicação - GPCE e desenvolve pesquisas nas linhas vinculadas ao cooperativismo, Desenvolvimento Econômico, Economia Regional e Desenvolvimento Econômico Territorial.
  • Christian Luiz Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Coordenador adjunto dos programas acadêmicos da área de Planejamento Urbano e Regional e Demografia da CAPES e Coordenador da Área de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação Araucária. Professor Associado III da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Professor permanente do mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação de Tecnologia e Sociedade (PPGTE), do Programa de Pós-graduação em Planejamento e e Governança Pública (mestrado profissional) e do mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR). Membro efetivo do Observatório da Política Nacional de Resíduos Sólidos e do Observatório das Metrópoles. Graduado em economia, mestre e doutor em engenharia de produção e pós-doutor em administração pela USP. Ganhador do Prêmio Paraná de Economia em 1999, 2002, 2005, 2007 e 2009 e 2010. Escolhido pelos economista como Economista do Ano (2010) na categoria acadêmica, por sua trajetória e atuação na área. Presidente do Conselho Regional de Economia - 6a. Região/ Paraná em 2005. Foi coordenador Adjunto dos Programas Profissionais de pós-graduação da Capes na área de Planejamento Urbano e Regional e Demografia da CAPES (2013-2018). Líder do grupo de pesquisa em Políticas Públicas e Dinâmica de Desenvolvimento Territorial (PD2T) da UTFPR. Desenvolve pesquisas relacionadas a política e gestão pública para o desenvolvimento local sustentável. Possui 15 livros publicados sobre o tema. Pesquisador do CNPq e da Fundação Araucária.
  • Marcos Junior Marini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    É doutor em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (câmpus Curitiba), na linha de pesquisa Tecnologia e Desenvolvimento (2012), com sua tese abordando a temática dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) e o desenvolvimento sustentável regional. Possui mestrado em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2001), na linha de pesquisa de Inteligência Artificial. Possui especializações em Metodologia do Ensino Tecnológico (1995) e Informática Educativa (1998), ambas cursadas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (câmpus Curitiba). Possui graduação em Processamento de Dados pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1992). Desde 1994 é concursado como professor efetivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Pato Branco, atuando como coordenador substituto do curso de Engenharia Elétrica entre abril de 2007 e julho de 2009. Na graduação leciona na área de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagem de Programação C/C++ para o curso de Engenharia Elétrica. Atua também na pesquisa e pós-graduação, com suas pesquisas nas áreas: Arranjos Produtivos Locais (APLs); políticas públicas de desenvolvimento territorial; capital social; análise de redes sociais; governança territorial; cooperativismo; tecnologia, inovação e desenvolvimento; parques tecnológicos e incubadoras de empresas. É revisor de periódicos da área de planejamento urbano e regional, com ênfase no desenvolvimento loca/regional. Atualmente é professor pesquisador dos grupos de pesquisa: "Centro de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Regional", da UTFPR câmpus Pato Branco; "Políticas Públicas e Dinâmicas de Desenvolvimento Territorial", da UTFPR câmpus Curitiba. Atualmente é chefe do Laboratório de Estudos Regionais (PPGDR), é membro da Associação Latino-Iberoamericana de Gestão da Tecnologia (ALTEC), também é membro da Rede Ibero-americana de Estudos de Desenvolvimento Territorial e Governança (REDETEG). Atua como representante do PPGDR/UTFPR no comitê da governança regional do Sudoeste do Paraná (Plano de Desenvolvimento Territorial Integrado - PDRI). É membro do Conselho Administrativo da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná (eleito para o mandato 2019-2022). É professor do quadro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), atuando como coordenador da linha de pesquisa de "Regionalidade e Desenvolvimento". Desenvolve suas atividades como pesquisador no Laboratório de Estudos Regionais da UTFPR câmpus Pato Branco.

Downloads

Publicado

2019-10-18

Edição

Seção

IX SIDR - Eixo 1 - A multiescalaridade e a multidimensionalidade das políticas e processos de Desenvolvimento Regional