QUALIDADE DE VIDA NAS CIDADES INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA

Autores

  • Andressa Sarita Felipe Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Gilson Ditzel Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marcos Junior Marini Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo

O artigo analisa os conceitos de cidade inteligente e sustentável, objetivando o enfoque em suas implicações na qualidade de vida urbana. Assim, a partir de uma revisão sistemática de literatura sobre as conceituações de cidades inteligentes, cidades sustentáveis, cidades inteligentes e sustentáveis e qualidade de vida urbana, foi possível certificar-se de que tais conceitos foram amplamente abordados, possibilitando uma discussão adequada sobre o tema. E a partir das concepções analisadas se pôde cumprir com o objetivo do estudo ao constatar que em sua maioria os discursos sobre cidades inteligentes e cidades sustentáveis visam a aproximação dos moradores dos centros urbanos a uma melhor qualidade de vida. Logo, se postos em prática tais modelos de cidade possibilitam uma melhoria econômica, social e ambiental aos espaços urbanos.

Biografia do Autor

  • Andressa Sarita Felipe, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Arquiteta e Urbanista pelo Centro Universitário FAG (2017). Mestranda em Desenvolvimento Regional pelo programa de pós graduação da UTFPR campus Pato Branco (PPGDR), na linha de pesquisa Regionalidade e Desenvolvimento (2018), bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
  • Gilson Ditzel Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Possui graduação em Engenharia Industrial Elétrica com ênfase em Eletrônica/Telecomunicações, mestrado em Ciências de Administração e Estudos de Políticas Públicas e Doutorado em Administração.  É professor dos programas de pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Engenharia de Produção e Sistemas. Atualmente é professor Titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, onde atua desde 1994.
  • Marcos Junior Marini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Graduado em Processamento de Dados, possui mestrado em Informática, na linha de pesquisa de Inteligência Artificial e é doutor em Tecnologia. Possui especializações em Metodologia do Ensino Tecnológico e Informática Educativa. É concursado como professor efetivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Pato Branco desde 1994.

Downloads

Publicado

2019-10-25

Edição

Seção

IX SIDR - Eixo 3 - Sustentabilidade socioambiental e Desenvolvimento