RELAÇÕES ENTRE DESENHO URBANO E ESPAÇO SUBTERRÂNEO: IMPACTOS NAS CIDADES CONSOLIDADAS SOB A ÓTICA DA SUSTENTABILIDADE NO MEIO URBANO

Autores

  • Emmanuela Lopes de Oliveira Universidade Federal Fluminense
  • Lana Teixeira de Oliveira Gomes Universidade Federal Fluminense
  • Mara Telles Salles

Resumo

Diversas cidades encontram-se consolidadas no Brasil e no mundo, e que buscam iniciativas e ideias que visam um espaço urbano mais sustentável, no entanto, em sua maioria de forma isolada ou sem interação do ambiente como um todo. O desenho urbano e o espaço subterrâneo são intimamente interligados, desta forma as decisões tomadas para um deles, influenciam no outro, seja de forma positiva ou negativa. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo é analisar as relações entre o desenho urbano incluindo as áreas de vegetação e arborização, e o espaço subterrâneo nas cidades consolidadas. A metodologia aplicada se baseia em pesquisa bibliográfica, com objetivo qualitativo e descritivo e levantamento de campo. Assim, verificou-se suas características comuns e as influências existentes entre si, e a partir delas foram traçadas ações que aplicadas às cidades consolidadas tornem seus espaços urbanos das cidades consolidadas mais sustentáveis.


Biografia do Autor

  • Emmanuela Lopes de Oliveira, Universidade Federal Fluminense
    Arquiteta e Urbanista, Doutoranda em Engenharia Civil (UFF), Mestre em Engenharia Civil (UFF). Rio de Janeiro – RJ – Brasil.
  • Lana Teixeira de Oliveira Gomes, Universidade Federal Fluminense

    Arquiteta e Urbanista, Doutoranda em Engenharia Civil (UFF), Mestre em Engenharia Civil (UFF). Rio de Janeiro – RJ – Brasil.
  • Mara Telles Salles

    Professora de Engenharia de Produção, Centro Tecnológico, Universidade Federal Fluminense (UFF), Doutora em Engenharia de Produção (UFRJ). Endereço para correspondência: Rua Passo da Pátria, 156 - 2º andar - Sala 240 – Bloco “D”. CEP :24210-240, São Domingos - Niterói - RJ

Downloads

Publicado

2019-10-25

Edição

Seção

IX SIDR - Eixo 3 - Sustentabilidade socioambiental e Desenvolvimento