AMAZÔNIA, DESENVOLVIMENTO REGIONAL INDUSTRIAL E CIDADES INTELIGENTES

Autores

  • Michele Lins Aracaty e Silva Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Departamento de Economia e Análise - DEA
  • Nerine Lúcia Alves de Carvalho Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Analista de Tecnologia da Informação (PROTEC/UFAM)

Resumo

Situado na Região Metropolitana de Manaus - RMM, o Polo Industrial de Manaus – PIM é o principal gerador de emprego e renda para o Amazonas. Com cinco décadas de existência e da riqueza gerada o capital humano ainda apresenta problemas de escolaridade e formação, levando a Região Metropolitana de Manaus – RMM para o último lugar no ranking de classificação e expondo o grau de vulnerabilidade socioeconômica regional. Em meio a mudança decorrente da globalização, surge a Industria 4.0 com a promessa de menos custos, maior produção e automatização, exigindo um novo perfil de quem atua na indústria. A questão é, como a indústria 4.0 integrada às cidades inteligentes pode contribuir para reduzir as desigualdades regionais em especial da RMM. A pesquisa é quali-quantitativa, exploratória com fonte bibliográfica para embasar a discussão e usou dados secundários do Índice de Vulnerabilidade Social – IVS, do IPEA. Para os resultados, fez-se uma análise situacional e das possíveis mudanças que o advento da quarta revolução trarão para o PIM, para a população e para as cidades. A Região Amazônica, já se depara com essas novas tecnologias, mas será necessário um esforço conjunto e políticas públicas que viabilizem essas mudanças em especial, a qualificação da força de trabalho para desenvolver atividades nesses segmentos, caso contrário, poderá haver mais exclusão do que inclusão social. Assim, cabe ao setor público a elaboração de políticas direcionadas para preparar a mão-de-obra para as mudanças do novo sistema produtivo contribuindo em amenizar as desigualdades sociais e regionais.

Biografia do Autor

  • Michele Lins Aracaty e Silva, Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Departamento de Economia e Análise - DEA

    DOUTORADO em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). MESTRADO em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). ESPECIALIZAÇÃO em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e em Gestão e Docência do Ensino Superior (UNICEL). GRADUADA em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É do quadro de docentes da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

  • Nerine Lúcia Alves de Carvalho, Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Analista de Tecnologia da Informação (PROTEC/UFAM)
    Mestra em Engenharia de Produção (UFAM). Graduada em Processamento de Dados (UFAM).

Downloads

Publicado

2019-10-25

Edição

Seção

IX SIDR - Eixo 4 - A dimensão cultural nos processos e políticas de Desenvolvimento Regional