O COMPORTAMENTO DOS GASTOS PÚBLICOS EM EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE BENTO GONÇALVES/RS

Autores

  • DANIELA PEGORARO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)
  • GABRIEL PEGORARO SISTEMA DE ENSINO GAÚCHO (SEG)
  • MIGUEL ESPOSITO BARREIRO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)
  • ELISANE DA CAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM).

Resumo

A educação é um direito social garantido pela constituição, sozinha ela não tem o poder de modificar a sociedade tampouco sem ela o significado de civilização ficaria esquecido visto que o indivíduo se reconhece sujeito da coletividade. Nesse sentido, a CF de 1988 estabelece as responsabilidades de cada esfera do governo na prestação de serviços educacionais. Este artigo tem como objetivo analisar o comportamento dos gastos com a função educação, bem como os percentuais realizados com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE) no município de Bento Gonçalves – RS, no período de 2013 a 2016. Para isso utilizou-se a classificação funcional estabelecida pela Portaria nº 42/1999 do Ministério do Orçamento e Gestão, com a finalidade de acompanhar os gastos agregados em educação e o Relatório Resumido de Execução Orçamentária – Anexo X (LDB, art. 72), que publiciza o percentual de receitas utilizadas com o MDE. A coleta de dados ocorreu nos sítios do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul e no Sistema de Informações sobre Orçamento Públicos em Educação. Como principais resultados pode-se constatar o cumprimento da Lei Orgânica Municipal e do artigo 212, da CF/88, que prevê o investimento de no mínimo de 25% das receitas realizadas com educação. Em síntese, percebe-se que os gastos públicos em educação entre os anos de 2013 e 2016 aumentaram 22,41%, enquanto as receitas realizadas pelo município aumentaram em 18,49%, ou seja, os gastos em educação superaram a receita realizada.

Biografia do Autor

  • DANIELA PEGORARO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)
    Mestranda em Gestão das Organizações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Licenciada em Ciências Contábeis através do Programa Especial de Formação de Professores - PEG pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2014, Especialista em Controladoria pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) em 2013, Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), no ano de 2010. Atuou como Coordenadora Contábil por 14 anos em empresas na Região Sul e Centro-oeste do país. Paralelamente a outras atividades nos anos de 2011 e 2012 atuou como Professora em Cursos Técnicos em Contabilidade e Administração em Palmas-TO. Em 2014 atuou como Contadora da Prefeitura Municipal de Sinimbu - RS. Atualmente exerce a função de Técnica em Contabilidade no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS.
  • GABRIEL PEGORARO, SISTEMA DE ENSINO GAÚCHO (SEG)
    Especialista em Auditoria e Controladoria pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas (FACISA) no ano de 2015, Licenciado em Ciências Contábeis pela Universidade Franciscana (UFN) no ano de 2009,  Docente na área de contabilidade na instituição SEG - Sistema de Ensino Gaúcho.
  • MIGUEL ESPOSITO BARREIRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)
    Mestrando em Gestão de Organizações Públicas em Santa Maria pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Integração Latino-Americana (UFSM), Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • ELISANE DA CAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM).
    Mestranda em Gestão de Organizações Públicas em Santa Maria pela Universidade  Federal de Santa Maria (UFSM), Especialista em Gestão Pública Municipal (UFSM), Graduada em Gestão Pública (UNINTER).

Downloads

Publicado

2019-10-25

Edição

Seção

IX SIDR - Eixo 2 - Arranjos institucionais no contexto do Desenvolvimento regional