IMPULSO AO DESENVOLVIMENTO E A CULTURA: USO DA TELEFONIA CELULAR

Autores

  • Margarete Panerai Araujo Universidade La Salle. Programa de Pós graduação em memória social e bens culturais
  • Judite Sanson de Bem Bem Universidade La Salle. Programa de Pós graduação em memória social e bens culturais
  • Moisés Waismann Universidade La Salle. Programa de Pós graduação em memória social e bens culturais

Resumo

Resumo: Este artigo objetiva destacar através de estatísticas que medem o uso e o acesso às tecnologias de informação e comunicação (TIC) principalmente no uso da telefonia celular os anos de 2005 e 2015 como a oportunidade de inclusão digital que favoreceu a comunicação e o desenvolvimento social.  As bases teóricas compreendem a importância do capital social e da cultura no desenvolvimento de uma região. Metodologicamente foi utilizado a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE para evidenciar os dados. Essa combinação constitui importante subsídio para a definição de políticas públicas deste setor.

Biografia do Autor

  • Margarete Panerai Araujo, Universidade La Salle. Programa de Pós graduação em memória social e bens culturais
    É pós-doutora em Administração Pública e de Empresas em Políticas e Estratégias pela FGV EBAPE/RJ (2013); e pós-doutora em Comunicação Social, Cidadania e Região na UMESP nas Cátedras UNESCO e Gestão de Cidades (2010). Possui Doutorado em Comunicação Social pela PUCRS (2004); Mestrado em Serviço Social (1999); e Especialização em Antropologia Social (1989). Sua graduação com Bacharelado e Licenciatura é em Ciências Sociais pela PUCRS (1987). É professora-pesquisadora da Universidade La Salle, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais.
  • Judite Sanson de Bem Bem, Universidade La Salle. Programa de Pós graduação em memória social e bens culturais
    Possui Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), Doutorado em História Ibéro- Americana pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e pós-doc. em Economia da Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Professora do Mestrado Profissional e Doutorado Acadêmico em Memória Social e Bens Culturais da UNILASALLE e do Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais na Universidade LaSalle.
  • Moisés Waismann, Universidade La Salle. Programa de Pós graduação em memória social e bens culturais
    Pós-Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013). Mestre em Agronegócios pelo Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Graduado em Ciências Econômicas pela UFRGS (1990). Professor-pesquisador da linha de pesquisa em Memória e Gestão Cultural do Mestrado em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle Membro do grupo de pesquisa de Estratégias Regionais. Coordenador do Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Politicas Públicas.

Downloads

Publicado

2019-10-25

Edição

Seção

IX SIDR - Eixo 4 - A dimensão cultural nos processos e políticas de Desenvolvimento Regional