ABASTECIMENTO DOS LARES E GERAÇÃO DE RENDA EM TEMPOS DE PANDEMIA POR COVID-19.

Autores

  • Caroline Cardoso Machado Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Universidade de Brasília
  • Tatiana Renata Pereira Jucá Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Universidade de Brasília
  • Joaquim José Guilherme de Aragão Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Universidade de Brasília

Resumo

Um dos desafios mundiais impostos pela pandemia por COVID-19 foi o equilíbrio entre manter a saúde da população e a economia. Se de um lado o distanciamento social era necessário para que o número de casos em tratamento fosse suportado pelo sistema público de saúde por outro as empresas e autônomos precisam desenvolver suas atividades para garantir a renda para custear suas despesas. No Brasil, os governadores de cada estado indicaram quais eram os serviços e produtos essenciais e que deveriam ter sua produção mantida durante a pandemia, dentre eles a cadeia de alimentos. Assim, esse artigo apresentar as cadeias produtivas de hortifrúti e grãos discutindo como os grupos de atividades econômicas podem ser afetados em situações de calamidade como a do COVID-19. Para tanto, diversas atividades como aquisição de sementes e defensivos, plantio, colheita, seleção, higienização, embalagem e transporte até o ponto de consumo são exemplos de atividades desta cadeia de suprimentos que não podem parar seu funcionamento sob risco de desabastecimento das famílias. Desta forma, são propostas ações que visem assegurar o funcionamento e gerenciamento da cadeia seguindo as normas sanitárias necessárias, abastecendo os pontos de venda e gerando emprego e renda às empresas e pessoas envolvidas.

Biografia do Autor

  • Caroline Cardoso Machado, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Universidade de Brasília
    Arquiteta e Urbanista pela FAU - UNB (2017). Doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela UnB. Mestre em Psicologia Ambiental, na Universidade de Brasília no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações sob orientação do Profº Drº Hartmut Günther. Membro, desde 2014, do Laboratório de Psicologia Ambiental, coordenado pelo Prof. Dr. Hartmut Günther e Prof. Dra. Isolda Günther, onde realiza pesquisas multidisciplinares e transculturais através dos projetos Mobilidade Urbana Saudável (pesquisa na qual é pesquisadora adjunta) e Placemaking com Idosos (pesquisa na qual é bolsista pela Economic and Social Research Council). Pesquisadora Júnior no Projeto de Saúde e Qualidade de Vida em profissionais da área de segurança pública pela SENASP. Tem experiência prática na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando como pesquisadora independente nos seguintes temas: Criminologia Ambiental, Segurança Pública, Perfil Criminoso, Psicologia Ambiental, Processo de Produção do Urbanismo, Mobilidade Urbana e Análise Pós-Ocupação.
  • Tatiana Renata Pereira Jucá, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Universidade de Brasília
    Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (2000) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (2002). Atualmente é professora assistente I da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, contrato do INSTITUTO NACIONAL DE CURSOS, PROJETOS E PESQUISA LTDA, contrato - RTG ESPECIALIZAÇÃO, contrato - DALMASS ESCOLA DE LÍDERES, diretora - Central de Desempenho Consultoria e Treinamento LTDA, conselheira da Associação Brasileira de Cimento Portland e contrato da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: manifestações patológicas, norma de desempenho, estudo de caso, corrosão de armaduras e durabilidade.
  • Joaquim José Guilherme de Aragão, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Universidade de Brasília
    Engenheiro Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980) e doutorado em Planejamento Territorial pela Universidade de Dortmund (1987). Fez pesquisa de pós-doutorado na University College London (1993-1995) e na Ecole Nationale de Ponts et Chaussées em Paris (2002-2003) e na Technische Universität Berlin. Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Engenharia de Transportes, atuando principalmente nos seguintes temas: economia dos transportes, gerencia de transporte, regulamentacao de transporte, financiamento dos transportes e regulamentacao dos transportes.

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Publicado

2021-11-18

Edição

Seção

X SIDR - Eixo 2 – Atores, Organizações Sociais e Desenvolvimento regional