ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL BALIZADAS NA COCRIAÇÃO DE VALOR PARA INDÚSTRIAS FAMILIARES DE SANTA CRUZ DO SUL-RS

Autores

  • Camilla Steinhaus Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Fernando Batista Bandeira da Fontoura UNISC
  • Luis Carlos Alves da Silva UNISC

Resumo

O presente ensaio teórico tem como objetivo verificar a aplicabilidade de estratégias de desenvolvimento organizacional balizadas na cocriação de valor para indústrias familiares de Santa Cruz do Sul. Considera-se, neste sentido, que desenvolvimento organizacional (DO) é uma atividade administrativa que tem como função analisar as mudanças ambientais e, a partir delas, desenvolver uma série de práticas dentro das organizações, buscando a inovação e adaptação organizacional de acordo com a própria evolução da sociedade. Para tanto, o caminho metodológico a ser seguido apoia-se em autores como Grzybovski (et. al, 2014) e Arbix & De Negri (2015), que discorrem acerca de temas como a aplicabilidade, repercussões sociais e epistemologia do desenvolvimento organizacional, e a cocriação de valor como estratégia de DO, respectivamente. Além disso, aborda-se a conjuntura histórica industrial de Santa Cruz do Sul, aspectos inerentes à região estudada e as particularidades das indústrias familiares a partir da ótica de autores como Agostini & Silveira (2014).

Biografia do Autor

  • Camilla Steinhaus, Universidade de Santa Cruz do Sul
    Graduada em Moda pela Universidade Feevale e Pós-Graduada em Gestão da Inovação pela Universidade Pitágoras UNOPAR. Interesse em pesquisa nas áreas de moda, organizações têxteis, desenvolvimento organizacional, marketing, desenvolvimento regional, cocriação de valor, sustentabilidade e modelo de negócios colaborativo.
  • Fernando Batista Bandeira da Fontoura, UNISC
    Doutor em Desenvolvimento Regional- Organizações e Mercados, pela Unisc (2019), mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas- EBAPE-FGV RJ, em (2009). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2002), MBA em Administração e especialista em Gestão empresarial.
  • Luis Carlos Alves da Silva, UNISC
    Mestre em Administração na área de Gestão Estratégica de Marketing no PPGA da Universidade de Santa Cruz do Sul (2019). MBA Executivo em Gestão de Pessoas - Faculdade Unyleya (2017). Graduado em Administração pelo Centro de Ensino Superior Dom Alberto (2015).

Downloads

Publicado

2021-11-12

Edição

Seção

X SIDR - Eixo 4 – Instituições e Desenvolvimento Regional